‘João Pessoa em Ação’ completa três meses e intensifica serviços durante Dia D

Por - em 626

IMG_5927[2]Mais de dez tipos de serviços de limpeza e manutenção foram levados pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para 13 localidades distintas da cidade durante Dia D, nesta quinta-feira (10), em comemoração ao primeiro trimestre da operação ‘João Pessoa em Ação – Força Municipal de Prevenção de Riscos’. A força-tarefa foi lançada com o objetivo de diminuir os impactos das chuvas na Capital.

O marco inicial do Dia D ocorreu exatamente no bairro São José, localidade que passa por um processo de urbanização e revitalização, assistido pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Semam) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), sob orientação da Coordenadoria da Defesa Civil Municipal.

No mutirão, foram realizadas atividades como remoção de entulhos, demolição de residências, desassoreamento do rio Jaguaribe, além de capinação, varrição, limpeza de galerias pluviais, loneamento de barreiras, poda de árvores, recuperação de bocas de lobo e roçagem. Também foi estabelecido diálogo com a população sobre a necessidade de desapropriação de residências em áreas de risco.

IMG_5924[1]Além do São José, as ações também foram levadas de forma simultânea para outros doze bairros: Manaíra, Grotão, Mandacaru, Distrito Industrial, Varadouro, Torre, Mangabeira, João Agripino, Jardim Luna, Bairro das Indústrias, Geisel e rio Cuiá, no trecho entre os bairros do Geisel e Valentina Figueiredo.

“O mutirão teve início neste Dia D em 13 bairros de João Pessoa e irá permanecer por até uma semana, quando as ações devem ser concluídas nas diferentes localidades”, afirmou o coordenador da operação, Noé Estrela.

Segundo levantamento realizado pela Coordenadoria da Defesa Civil Municipal, durante o primeiro trimestre da operação, nenhum incidente considerado grave foi registrado, mesmo com a ocorrência de chuvas fortes. Ruas e avenidas que anteriormente apresentavam problemas com alagamentos e enchentes, agora não trazem mais transtornos à população, como pode ser observado atualmente nas Avenidas Beira Rio, Sérgio Guerra ou no bairro São José.

Balanço do 1º trimestre – Desde que a operação ‘João Pessoa em Ação’ foi lançada pelo prefeito Luciano Cartaxo, no dia 7 de abril deste ano, os serviços de manutenção e limpeza se estenderam a todos os bairros da cidade, sendo levados pela Emlur, Seinfra, Sedurb e Sedes, sob a orientação da Defesa Civil Municipal.

Emlur – Nos últimos três meses, a Emlur atuou nos bairros de Jaguaribe, Varadouro, Miramar, Mangabeira, Ilha do Bispo, Centro, Torre, Bancários, Bairro dos Estados, Tambauzinho, Cristo Redentor, São José, Valentina Figueiredo, Gramame, Funcionários II, Castelo Branco, Indústrias, Distrito Industrial, Alto do Mateus e Tambaú. Nestas localidades foram realizadas ações de limpeza de rios, capinação, varrição, demolição de residências e remoção de entulhos.

Seinfra – De 7 de abril a 7 de julho, a secretaria realizou a limpeza e desobstrução de galerias pluviais em 41 bairros da Capital, sendo retirados dos dutos uma média de 37 metros cúbicos (m³) de detritos, que correspondem a seis caçambas de lixo e demais resíduos que estavam impedindo o fluxo das águas.IMG_5909[1]

Sedurb – Quase mil árvores de grande porte tiveram o serviço de poda realizado pela Sedurb desde que a ‘João Pessoa em Ação’ teve início. Em média, oito árvores por dia foram podadas pelas equipes que integram a Diretoria de Paisagismo da Sedurb e tiveram suas folhas e galhos triturados e levados ao Viveiro Municipal de Plantas Nativas, localizado no bairro do Valentina Figueiredo.

Sedes – Por meio de seus assistentes sociais, a secretaria manteve diálogo e cadastrou 121 beneficiários no auxílio-moradia, onde os residentes de áreas de risco concordaram em desapropriar suas casas para demolição e recebem um auxílio para alugar outro imóvel. Nos últimos 90 dias, dentro da operação ‘João Pessoa em Ação’, já foram cadastradas 104 pessoas no bairro São José, 10 na Saturnino de Brito, seis na Comunidade Chatuba e uma no Timbó.