Hospital do Valentina terá UTI pediátrica com equipe multiprofissional

Por - em 1134

DSC_6493.jpgA rede municipal de saúde de João Pessoa contará com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica no Hospital Valentina Figueiredo. As obras no local estão em fase de finalização e o serviço deverá ser inaugurado em breve, possibilitando atendimento especializado para as crianças que necessitem da assistência intensiva.

De acordo com a diretora geral do Hospital Valentina Figueiredo, Carmem Gadelha, a unidade receberá crianças que estejam em casos emergenciais com risco de morte, oferecendo monitoramento 24 horas com a equipe técnica, até a estabilização do quadro de saúde.

“Com o aumento no quantitativo de leitos de UTI, a unidade hospitalar estará melhor estruturada, com novos equipamentos e profissionais capacitados para receber os pequenos usuários”, destacou.

Com um investimento total de R$ 812 mil, a UTI infantil do hospital será composta por 10 leitos com aparelhos de última geração e oferecerá atendimento humanizado.

“As mães estarão na UTI acompanhando as crianças. Isso vai dar mais conforto para elas e após a entrega da UPA no bairro Valentina Figueiredo, a unidade hospitalar será referencia exclusivamente em atendimento infantil. Serão atendidas crianças cuja condição de saúde necessita de assistência técnica a todo instante, a exemplo de casos de insuficiência respiratória aguda, insuficiência renal aguda, disfunção de órgão, entre outros. Então, vai possibilitar não só o prolongamento da vida, mas a superação do momento de risco”, explicou.DSC_6497

Serão atendidas crianças a partir de 28 dias de vida até 15 anos e 11 meses de idade. Os recém-nascidos continuam sendo atendidos no Instituto Cândida Vargas (ICV), também da rede municipal de saúde.

Equipe multiprofissional – A UTI infantil terá uma equipe multiprofissional, formada por médicos intensivistas pediátricos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos, bioquímicos, odontólogo, nutricionista, fonoaudiólogo e condutor de ambulância. Todos eles passarão por um treinamento especializado para a utilização dos equipamentos e a simulação das situações de atendimento.