SEPPM seleciona 30 mulheres para curso de Doulas Voluntárias

Por - em 673

doulas_cpic_mulheres_fotoadrianofranco_22Trinta mulheres foram selecionadas para participar do 3º Curso de Doulas Voluntárias, promovido pela Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPPM) da Prefeitura Municipal de João Pessoa. O lançamento do curso acontece na próxima sexta-feira (18), às 14h, no Espaço Equilíbrio do Ser, localizado nos Bancários.

O curso tem a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (Sedes). De acordo com a assessora de Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos da SEPPM, Elizabete Alves, a procura pelo curso cresceu consideravelmente em comparação as duas primeiras edições. Este ano, cerca de 100 mulheres foram inscritas. A seleção se deu através de entrevista e análise do perfil das candidatas.

“Acredito que o interesse aumentou especialmente depois do lançamento do filme ‘O Renascimento do Parto’, no ano passado, e a abertura de um curso particular de doulas, em João Pessoa”, avalia Elizabete. Em 2013, apenas 26 mulheres se inscreveram. Dessas, apenas nove chegaram ao estágio prático e continuam na instituição como voluntárias, com uma escala de plantão semanal de 12 horas.

O programa Doulas Voluntárias faz parte da política de humanização do parto e nascimento implantada no Instituto Cândida Vargas com o objetivo de facilitar o processo de humanização da assistência ao trabalho de parto, parto e puerpério imediato. O programa também faz parte das ações do Plano Municipal da Rede Cegonha, que integra o programa do Ministério da Saúde.

Elisabete Alves também esclarece que doula é uma pessoa habilitada a trazer informações e apoio, funcionando como elo entre a equipe de atendimento e a mulher no ambiente hospitalar.

Curso – O curso de Doulas Voluntárias promovido pela PMJP consiste em aulas teóricas, aulas práticas (plantões) e avaliação final. Estão incluídos na formação blocos sobre voluntariado; atividades e funções da doula no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS); assistência ao parto e políticas referentes à saúde da mulher; aleitamento materno e a importância de acompanhamento psicológico; e introdução a práticas integrativas no parto.

As aulas teóricas serão ministradas dias 19 e 26 de julho e 2 e 9 de agosto. Já a parte prática está prevista para o período de 18 a 25 de agosto e o início do voluntariado no Instituto Cândida Vargas no mês de outubro.

Confira a lista com os nomes:

  Nomes
1 Adriana Lima da Costa Nóbrega
2 Amanara Bandeira
3 Beatriz do Nascimento Luna
4 Carmem Juaracy Soares dos Santos
5 Claúdia Bezerra da Silva Soares
6 Damar Marvid Bezerra Ayres
7 Edilma Mota
8 Enedina Magalhães
9 Gerlane dos Santos Assis
10 Giselda Lima da Silva
11 Isabel Cristina Lima Pereira
12 Jaqueline de Andrade Mendes
13 Joana Darc Silva Guimarães
14 Josenilda Henrique Pereira
15 Juliana Fonseca Martins
16 Juliana Souza Gonçalves de Oliveira
17 Luciana dos Santos Rego
18 Luciane Pereira Conrado Cabral
19 Maiara Tavarez
20 Marcela Pessoa Arruda Pereira
21 Maria do Carmo aparecida de Jesus Correia
22 Maria Helena Patrícia da Cruz
23 Maria Neuza Justino
24 Raila Soares Fereira Costa
25 Rita de Cássia Araújo Cabral
26 Samara Tenório Costa
27 Sandra Michelly Cruz Melo
28 Severina Pimentel dos Santos
29 Smalya Fernandes de oliveira Cezar
30 Yara Karine Souza Bernado