Alunos da Rede Municipal finalizam máquinas para disputar mundial

Por - em 460

robo (1)Caio Lucas de Lima, de 12 anos, é aluno da Escola Municipal Apolônio Sales, localizada no bairro de Cruz das Armas, e, desde o ano passado, se engajou no programa da robótica da escola. Atualmente, ele faz parte da equipe Apolo, que irá representar o Brasil na Copa Mundial de Robótica (RoboCup 2014) na categoria Junior, que começa neste sábado (19).

Os treinamentos, que contam com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), estão mais intensos na reta final de preparação. Os alunos chegam a ensaiar até duas vezes por dia. “É interessante esse negócio de mexer com tecnologia, de trabalhar com esses robôs. O coração já está a mil, mas estamos preparados para representar muito bem nossa Capital”, disse Caio Lucas.

Os seis robôs que serão usados na apresentação já estão todos prontos e programados. Todo o material, incluindo as roupas para a competição, é um investimento da própria PMJP, em parceira com a empresa Pete – educação com tecnologia.

“A grande novidade será a interação de todos os robôs com os alunos, além da questão cultural. Este é um motivo de muito orgulho para nós, porque é a primeira vez que uma escola pública representa o país em uma competição como essa, de grande porte”, declarou o professor de Robótica da equipe Apolo, Tales Albuquerque Araújo.

robotica nas escolas (1)Durante os ensaios, os alunos contam com o apoio especial de Paulo Thiago e Kaio Victor, que fizeram parte da equipe Apolo no ano de 2013 e foram campeões da Olimpíada Brasileira de Robótica, na categoria “Robocup Júnior Dance Primary”, realizada em Fortaleza, Ceará. “Queremos passar pra eles confiança e tranquilidade no momento da apresentação. Estamos dando uma ajuda tanto braçal, quanto mental”, afirmou Kaio Victor.

Os treinamentos também são acompanhados de perto pela diretora da escola, Maria Elizabeth Rodrigues Sales. “A temática está maravilhosa. Estamos trabalhando diversos ritmos do Brasil. Vamos mostrar a diversidade cultural do nosso país para o mundo.”

Equipe – A equipe Apolo é formada pelos alunos Letícia Cabral dos Santos, Juliana da Silva do Passo Ramos, Luiza Helena Rodrigues de Amorim, Lurdes Maria Galdino Souza, Caio Lucas Felisberto de Lima Gomes, Aleff Matheus Henrique Ferreira, Anderson Gabriel Galdino Araújo e Daniel Batista da Silva.

Evento – A RoboCup será realizada no Centro de Convenções de João Pessoa – Poeta Ronaldo Cunha Lima, no período de 19 a 25 de julho. O evento terá a participação de 600 equipes, totalizando quatro mil participantes de 50 países. São quatro as áreas de competição: RoboCup Soccer, RoboCup Rescue, RoboCup Home e RoboCup Júnior.