Ensino da robótica ajuda a mudar vida de alunos da Rede Municipal

Por - em 902

robotica (3)O ensino da Robótica Pedagógica nas escolas da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa vem mudando a vida e o comportamento de muitos alunos, tanto dentro de sala de aula como fora. Os exemplos, não são poucos.

Daniel Batista da Silva, de 13 anos, é aluno da Escola Municipal Apolônio Sales, localizada no bairro dos Bancários, e faz parte da equipe Apolo, que vai representar o Brasil na Robocup, na categoria Júnior. Ele conheceu a robótica após o convite do professor Tales Albuquerque Araújo. E revelou que antes de se engajar no projeto não gostava de estudar. “Hoje eu sou outra pessoa. Antes minhas notas eram quatro, cinco. Mas agora é sete, oito. E eu sei que foi a robótica que mudou minha vida”.

O estudante mora no Centro e vai para escola todos os dias utilizando o Passe Livre. No turno da tarde, também participa de aulas de canto dentro do programa Mais Educação e do projeto da robótica. “Sei que tenho que estudar senão eu saio da equipe Apolo. Hoje já tenho a consciência que tenho que chegar em casa e estudar as tarefas”.

Os ensaios para a Robocup acontecem diariamente na escola Apolônio Sales, onde os alunos interagem dançando com os robôs. “Estou muito ansioso para a apresentação, mas confiante junto com toda a equipe. Sei que vou ficar com vergonha, mas vou fazer meu melhor. Depois dessa copa do mundo quero continuar trabalhando com os robôs até porque também gosto de dançar”, disse Daniel.robotica (2)

Luciene Batista da Silva é mãe de Daniel e trabalha como doméstica. Ela se emociona ao falar da mudança do filho. “Depois que começou a trabalhar com esses robôs, melhorou 100%. Agradeço muito a Deus, à Prefeitura de João Pessoa e a essa escola que está sendo maravilhosa pra ele”.

Ela também falou da alegria de chegar em casa e ver o filho estudando. “Quando entro no quarto e vejo ele com os livros, dá um orgulho tão grande. Eu já disse a ele estude que eu trabalho. Eu quero o melhor pra ele. E estou muito ansiosa para ver ele nessa copa do mundo”.

Equipe – A equipe Apolo é formada pelos alunos Letícia Cabral dos Santos, Juliana da Silva do Passo Ramos, Luiza Helena Rodrigues de Amorim, Lurdes Maria Galdino Souza, Caio Lucas Felisberto de Lima Gomes, Aleff Matheus Henrique Ferreira, Anderson Gabriel Galdino Araújo e Daniel Batista da Silva.

Evento – A RoboCup será realizada no Centro de Convenções de João Pessoa – Poeta Ronaldo Cunha Lima, no período de 19 a 25 de julho. O evento terá a participação de 600 equipes, totalizando quatro mil participantes de 50 países. São quatro as áreas de competição: RoboCup Soccer, RoboCup Rescue, RoboCup Home e RoboCup Júnior.