Secretaria de Saúde começa a vacinar crianças contra a hepatite A

Por - em 562

saude_vacinação Foto Mazinho  Gomes (75)A vacina contra a hepatite A está sendo implantada no Calendário de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). Em João Pessoa, as doses começaram a ser distribuídas nesta sexta-feira (1°) para vacinar crianças a partir de um ano até um ano e 11 meses. A hepatite A é uma doença infecciosa aguda que atinge o fígado.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é vacinar 10.375 crianças de um ano, o que corresponde a 95% da população nessa faixa etária. Por mês, aproximadamente 940 crianças deverão ser vacinadas.

Para o mês de agosto, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) recebeu 1,2 doses da vacina contra a hepatite A. Os pais podem levar seus filhos para se vacinar na Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência.

“É importante que os pais de crianças nesta faixa etária procurem a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa e não deixem de vacinar seus filhos. A imunização e a prevenção é sempre a melhor iniciativa no cuidado da saúde”, destacou Chiara Dantas, coordenadora de Imunização da SMS.

Segundo o Ministério da Saúde, será realizado o monitoramento da situação epidemiológica da doença no País, para definir a inclusão ou não de uma segunda dose no calendário da criança.

saude_vacinação Foto Mazinho  Gomes (74)A introdução da nova vacina é uma das ações do Ministério da Saúde que marcam o Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. A meta é vacinar cerca de três milhões de crianças em todo o país. A vacina contra a hepatite A é segura e praticamente isenta de reações, mas pode provocar vermelhidão e inchaço no local da aplicação.

Sobre a doença – A hepatite A é habitualmente benigna e raramente apresenta uma forma grave (aguda e fulminante) que pode levar à hospitalização ou morte em 2% a 7% dos casos graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos ocorrem cerca de 1,4 milhão de casos da doença no planeta. No Brasil, estima-se que ocorram por ano 130 novos casos a cada 100 mil habitantes.

A principal forma de contágio da doença é a fecal-oral, por contato entre as pessoas infectadas ou por meio de água e alimentos contaminados. A disseminação está relacionada com infraestrutura de saneamento básico e a aspectos ligados às condições de higiene.

Sintomas – Os principais sintomas da hepatite A são pele e olhos amarelados, vômitos, cansaço, urina com coloração escura e fezes esbranquiçadas. A hepatite A é considerada uma forma branda de hepatite e não resulta em consequências mais graves. Em alguns casos, ela não apresenta sintomas.

Não existe tratamento específico para a hepatite A. Este é realizado apenas com repouso e alimentação balanceada. Geralmente, o organismo se recupera após 4 a 15 semanas. O tempo de recuperação depende de características pessoais do indivíduo contaminado e da quantidade de vírus presente no organismo.

Prevenção – A prevenção da hepatite A inclui, principalmente, medidas de higiene pessoal, como lavar as mãos antes das refeições, e a ingestão de água e alimentos de origem confiável.