SMS oferece serviço de cuidado e prevenção ao Colesterol
Em alusão ao Dia de Combate ao Colesterol, comemorado nesta sexta-feira, dia 8 de agosto, a Secretaria de Municipal de Saúde (SMS) alerta à população sobre a importância em controlar os níveis do colesterol e manter uma alimentação equilibrada para evitar doenças cardiovasculares. A rede municipal de saúde oferece ao cidadão os exames laboratoriais necessários para saber como estão os níveis de colesterol.
Para fazer os exames, o usuário deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua casa, onde passará por uma avaliação realizada pela equipe de saúde da família. Se necessário, o usuário será encaminhado para algum especialista da rede municipal de saúde, nos Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais).
De acordo com a coordenadora de Hipertensão e Diabetes da SMS, Clécia Oliveira, o colesterol é necessário em pequenas quantidades, mas em excesso, causa problemas para a saúde. Ele pode causar um acúmulo de gordura nas artérias, tornando mais difícil o bombeamento de sangue pelo corpo.
“O Colesterol elevado não é bom para a saúde do coração, sendo considerado a principal causa de infarto agudo do miocárdio e de acidente vascular cerebral (derrame). Muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade e atividade física reduzida, porém, um dos fatores mais comuns é a dieta”, explicou Clécia.
Mau colesterol – O LDL, conhecido como mau colesterol, é absorvido pelos vasos sanguíneos e gera a placa de gordura que causa obstrução. O HDL, ou bom colesterol, retira o colesterol ruim da parede do vaso e o leva para o fígado, onde é metabolizado.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o nível ideal de colesterol total no sangue deve ser abaixo de 200mg/dL de sangue. Já os níveis do Bom Colesterol (HDL) devem sempre estar acima de 35mg/dL de sangue e o Mau Colesterol (LDL), abaixo de 130mg/dL de sangue.
Como prevenir – Há várias maneiras de evitar o aumento do colesterol ou até mesmo diminuí-lo. Ter uma alimentação saudável é uma delas, consumindo frutas e verduras diariamente, dando preferência a legumes e carnes magras e evitando comidas gordurosas e frituras.
A atividade física pode ajudar a manter o peso em níveis adequados e a regular os níveis de colesterol no sangue. Além disso, melhora a saúde do coração e diminui o risco de infarto.
Já o cigarro é um fator de risco para doença do coração e aliado ao colesterol, esses riscos são multiplicados. Além dessas medidas, o médico poderá prescrever algum medicamento para o tratamento em alguns casos de colesterol elevado.