Alunos da rede municipal participam de atividades físicas na Semana do Estudante
Os alunos da Escola Municipal Dom Marcelo Pinto Carvalheira, localizada no bairro Valentina Figueiredo, estão tendo uma semana diferente. Eles estão participando da I Semana do Estudante: conhecendo e valorizando nossa cultura corporal. O evento teve início na última quarta-feira (6) e encerra segunda-feira (11) quando se comemora o Dia do Estudante.
Os alunos já participaram de atividades rítmicas e expressivas como dança, capoeira e ginástica. O objetivo é integrar os estudantes da unidade de ensino com os de outras escolas. “Queremos trazer para essas crianças a valorização deles enquanto pessoa e enquanto a expressão corporal mesmo. Está sendo maravilhoso. Os alunos estão concentrados e fazendo um trabalho diferenciado ao perceberem que estão sendo valorizados dentro das limitações deles. Sem falar que há uma interação já que tem escolas municiais de Santa Rita, Bayeux e de João Pessoa que foram convidadas”, disse a diretora Maria de Lourdes de Lima e Silva.
O evento está sendo organizado pelos gestores, professores de educação física, oficineiros dos programas Ciranda Curricular e Mais Educação e especialistas, além do apoio dos funcionários da escola.
Com o ginásio poliesportivo lotado, esta sexta-feira foi marcada com um torneio de futebol de salão. Em um dos jogos do dia os alunos da escola Dom Marcelo venceram por quatro a zero a escola municipal de João Pessoa Antônia do Socorro Machado, localizado no bairro do Valentina.
O estudante Caio Cesarino de Araújo, de 11 anos, foi o autor de um dos gols e falou o que está achando da Semana do Estudante. “Eu estou adorando. O torneio está ótimo. Estou jogando e me divertindo com meus amigos”.
O torneio não busca gerar uma disputa entre as escolas. Jonatha Freitas é monitor do programa Mais Educação e fez uma alerta para os alunos antes de começarem os jogos. “O que eu falei com eles foi pra não ter essa questão de competitividade, mas sim, primeiramente, a união deles e interatividade, não só aqui dentro, como lá fora. Eu cobro muito o respeito deles tanto fora quanto dentro da sala de aula. Quando começamos a jogar hoje eu disse a eles que não quero que se preocupem em ganhar ou perder, vão brincar, jogar, se respeitar e ser equipe”.
Neste sábado (9) os alunos irão participar do campeonato de Judô e na segunda-feira (11) de uma gincana estudantil. As atividades começam às 9h.