Prefeitura inaugura segunda sala de cinema ecológico em escola municipal
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), inaugurou nesta sexta-feira (8) a segunda sala de cinema ecológico da rede municipal. O projeto foi colocado em prática na Escola Municipal Índio Piragibe, localizada no bairro de Mangabeira, resultado de uma parceria com o projeto cultural “Salas de Cinema Cine Popular” (Cineco – O cinema ecológico).
Durante a solenidade, o secretário de Educação, Luiz de Sousa Junior, destacou a importância desse equipamento cultural para os alunos da rede pública. “Esse é mais um instrumento de aprendizado para nossos alunos, além da comunidade. Que eles possam fazer bom uso. Estou muito feliz com essa parceria que traz entretenimento e mais cultura para todos”.
Um momento de alegria e de comemoração também para a diretora adjunta da unidade de ensino, Maria de Lourdes Bezerra. Ela revelou que durante o teste dos equipamentos os alunos estavam ansiosos para saber do que se tratava. “Ontem mesmo, quando terminou de montar a sala, alguns alunos do turno da tarde começaram a ouvir o som que estávamos testando e ficaram curiosos. É uma maravilha que vem para nossas escolas. Recebemos com muita alegria e entusiasmo”, agradeceu.
O cinema ecológico foi criado pelo Instituto Educare e é um projeto aprovado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, e conta com a iniciativa e patrocínio da Deca Duratex.
O representante da Rede Educare, o consultor de projetos André Brasileiro, ressaltou a importância de abranger o cinema para as escolas. “Enquanto o Brasil discute a essência da falta de cinema nas escolas, João Pessoa ganha duas salas de cinema em menos de três meses”.
O Cineco conta com acervo de 200 filmes em DVD – que foram escolhidos pelos próprios alunos da escola, 30 livros sobre cinema, um projetor de alta definição, duas caixas acústicas, tela translúcida elétrica e um aparelho de Blue-Ray player 3D. A estrutura é montada em uma sala climatizada. O Cineco é feito todo de alumínio e com placas recicladas de embalagens de leite longa vida (tetrapark).
Durante a solenidade de inauguração do espaço teve a apresentação do grupo de flautas, do programa Mais Educação, e de outro grupo musical da própria escola.
Ao final, os alunos assistiram ao filme Rio, o que deixou a estudante Jéssica de Souza Urtiga Pereira, de 10 anos, aluna do 5º ano, encantada. “É muito legal e divertido. Quero assistir muitos outros desenhos”.
Em funcionamento – No mês de maio, a Sedec inaugurou a primeira sala de cinema na Escola Municipal Paulo Freire, localizada no bairro Jardim Veneza. Já na Escola Municipal João Gadelha, em Mangabeira II, a PMJP montou e entregou para os alunos a primeira Ecoteca – a biblioteca ecológica.
“A Duratex tem um perfil que foca muito a valorização humana. Esse projeto é uma maneira de expandir isso para além dos muros da fábrica. Queremos abranger a cultura e a educação de João Pessoa, e há pretensão de novas inaugurações. Estamos dispostos a cada vez atuar nesse campo de interação”, afirmou Helwsymen Rafael, supervisor da Deca Duratex.