Método Mãe Canguru completa 15 anos na maternidade Cândida Vargas

Por - em 2421

DO método Mãe Canguru está completando 15 de anos de sua implantação no Instituto Cândida Vargas (ICV), maternidade da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e primeira na Paraíba a aderir à assistência humanizada para as mães e os bebês. A data foi comemorada nesta quarta-feira (20) no auditório da maternidade, encerrando a programação alusiva à Semana Mundial de Aleitamento Materno.

O evento marcou, ainda, o aniversário de 69 anos de fundação do ICV, comemorado também no mês de agosto. Na ocasião, estiveram presentes profissionais que implantaram o método Mãe Canguru na Paraíba, no ano de 1999, além das famílias que foram assistidas pelo método ao longo dos 15 anos.

A secretária de Saúde, Mônica Rocha, destacou a importância da Mãe Canguru para os bebês e a família. “O método humanizado de assistência neonatal proporciona às crianças de baixo peso, como também aos familiares, benefícios como o estímulo ao aleitamento materno, combate à infecção e segurança aos pais nos cuidados ao bebê, fortalecendo a relação parental”, afirmou.

Criado na Colômbia em 1979, o método Mãe Canguru é um modelo de assistência humanizada que atende, em sua maioria, as mães de recém-nascidos prematuros e de baixo peso, voltado para a melhoria da qualidade do cuidado. O bebê fica agarrado com sua mãe, pele a pele, durante a maior parte do tempo.D

Ana de Lourdes, diretora do ICV, ressaltou que a data é significativa não só para a maternidade, mas para a população como um todo. “A Cândida Vargas é referência não só em João Pessoa, mas em toda a Paraíba. Pois temos profissionais que se dedicam intensamente à assistência dos bebês”, afirmou.

A estudante Taciana dos Santos Silva foi uma das primeiras crianças assistidas pelo método. Ela nasceu de forma prematura, com apenas 844g, quando sua mãe ainda estava com seis meses de gestação. Ela compareceu ao evento e prestou uma homenagem aos funcionários. “É muito bom poder estar de volta onde nasci e homenagear os que cuidaram de mim”, disse.

A dona de casa Emanuele Silva é uma das mães que foi atendida recentemente no ICV. Sua filha, Lohany Vitória, de um mês de vida,também nasceu prematura e permaneceu 10 dias na maternidade. “Toda a assistência dada pelos profissionais ajudou muito no desenvolvimento dela”, disse.

Certificação de referência – Em maio deste ano, o Ministério da Saúde emitiu uma certificação atestando o Instituto Cândida Vargas (ICV) como Centro de Referência Estadual para o Método Mãe Canguru.

Para a diretora multiprofissional do ICV, Teresinha de Lisieux, o certificado é de fundamental importância. “Reforça e reconhece a qualidade da atenção aos recém-nascidos prematuros de baixo peso nessa instituição e renova o compromisso do município com a redução da mortalidade materna e neonatal”, afirmou.

DMTA –  Em julho deste ano, a Sala de Apoio à Amamentação do ICV também recebeu certificação do Ministério da Saúde reconhecendo a instituição como “amiga da mulher trabalhadora que amamenta”.

A Mulher Trabalhadora que Amamenta (MTA) é uma estratégia proposta pelo Ministério da Saúde em fornecer apoio, proteção e promoção ao aleitamento materno às mulheres que estão retornando ao trabalho após a licença maternidade e que ainda amamentam seus filhos.

A sala do ICV dispõe de material necessário para que a trabalhadora retire seu leite durante a jornada de trabalho, armazene e depois leve para seu filho ao retornar para casa. Caso a mãe queira doar para o Banco de Leite, o leite fica armazenado para ser pasteurizado e distribuído.

Instituto – No ICV são realizados aproximadamente 700 partos ao mês, filhos de usuárias de todas as partes do Estado. Referência em maternidade na Paraíba e considerado como um dos melhores hospitais na área no Nordeste, o instituto oferece desde acompanhamento pré-natal até um banco de leite, para os casos da mãe não conseguir amamentar.

Além de trabalhar na realização do parto, o ICV integra uma série de cuidados com a mãe e o recém-nascido. No complexo, o Banco de Leite Humano Zilda Arns ajuda crianças que necessitam de suplemento de leite materno.

Para as mães que desejam ter seu filho de forma natural, há um programa de acompanhamento e preparação para o parto normal. Uma equipe com fisioterapeutas e psicólogos informa a mãe sobre pré e pós- parto e oferece um curso de primeiros cuidados com o bebê.