Samu capacita 115 profissionais para atendimento de urgência e emergência
Com o objetivo de qualificar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu), auxiliares, técnicos de enfermagem e condutores de veículos de emergência, participam, a partir deste sábado (23), do segundo curso de capacitação em Suporte Básico de Vida. As aulas acontecem a partir das 7h, na sede do Samu, no Centro Administrativo Municipal de João Pessoa, no bairro de Água Fria.
O treinamento foi idealizado pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e formará, nesta edição, 115 profissionais, divididos em quatro turmas.
O curso, que tem carga horária total de 175 horas, é dividido em 16 módulos e será realizado através do método de ensino à distância, com videoaulas presenciais aos sábados e atividades práticas. Para aprovação, o aluno precisa ter 75% de frequência e obter no mínimo nota sete.
De acordo com o coordenador de enfermagem do Samu João Pessoa, Yuri Loss, a capacitação contribui para a melhoria do atendimento à população em situações de emergência, garantido uma melhor sobrevida e recuperação dos usuários.
“Este curso proporciona a qualidade assistencial do atendimento pré-hospitalar, fomenta a construção de protocolos e rotinas assistenciais e condutas técnicas, além de ser um espaço de discussão sobre questões relativas ao atendimento prestado e subsidia ações de planejamento e gestão do serviço”, explicou.
A primeira turma do curso de capacitação em Suporte Básico de Vida formou 98 profissionais do Samu em 2012.
24 horas – O Samu 192 é um serviço de saúde que trabalha 24 horas por dia atendendo a população no socorro e encaminhamento às unidades hospitalares de João Pessoa. O serviço tem convênio com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e participa do resgate da PRF, com um técnico em enfermagem. Esse profissional trabalha em parceria com um patrulheiro rodoviário.
Para entrar em contato com o Samu Metropolitano de João Pessoa, basta ligar para o número 192 e responder às perguntas dos atendentes que estão de plantão 24 horas por dia. A central funciona no prédio do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.
História – O Samu Regional João Pessoa foi inaugurado em 2 de julho de 2004, em parceria com o Corpo de Bombeiros da Paraíba. No início, teve sede provisória em um anexo do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. Em 7 de março de 2006, foi inaugurada a sede própria do Samu, no CAM.