PMJP realiza 370 mil atendimentos mensais nas Unidades de Saúde da Família

Por - em 822

DA população da Capital conta com o atendimento voltado para o cuidado com a saúde da família. Para isso, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) oferece ao cidadão ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. Essa rede de serviços integra a atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que é a porta de entrada para o atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A cada mês, a PMJP realiza aproximadamente 370 mil atendimentos de atenção básica nas USFs.

Para ter acesso a esses serviços, a população deve se dirigir à Unidade de Saúde da Família (USF) de sua região e realizar cadastro no Programa de Saúde da Família (PSF).

Rosália Oliveira, 80 anos, e toda a família são atendidas na USF José Américo I.  A aposentada disse que gosta muito do trabalho realizado pela equipe de Saúde da Família de sua região. “Eles fazem um ótimo acompanhamento da nossa saúde, não tenho do que reclamar. Sempre que preciso, eles estão à minha disposição”, afirmou.

Após alguns anos utilizando plano de saúde privado, a aposentada Geovita Judith, 84 anos, resolveu trocar pelo serviço municipal há pouco mais de um ano. “A equipe me ajuda muito, sou sempre muito bem atendida por eles. Antes eu usava o serviço particular, mas agora tenho um serviço público de qualidade”, afirmou.

Serviços – Em cada USF são realizadas ações como: consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, assim como curativos, retiradas de pontos, injeção, vacinação, nebulização, verificação de pressão arterial, glicemia capilar, exame citológico, marcação de exames e consultas especializadas, além de ações educativas para os usuários.

Os atendimentos podem ser realizados no local ou encaminhados para especialistas, por meio de agendamento. Mensalmente, a atenção básica encaminha uma média de 48 mil consultas especializadas e 50 mil exames, desde laboratoriais até raio x e ultrassonografia geral.

Abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, as USFs acolhem os moradores de determinada região que procuram pelos serviços básicos de saúde. As equipes de saúde da família realizam, também, atendimento domiciliar, seguindo uma programação dentro da região de cobertura, nos períodos da manhã e da tarde.D

Distritos Sanitários – Em João Pessoa, o serviço da atenção básica está dividido em cinco Distritos Sanitários para melhor atender à população. Ao todo, são 181 equipes de Saúde da Família, distribuídas em 102 unidades nos bairros da Capital. Algumas das unidades são integradas e funcionam com mais de uma equipe no mesmo prédio, atendendo áreas distintas da região.

A coordenadora de Atenção Básica do Município, Lucineide Braga, explicou a importância do PSF para a população. “As unidades, por serem espaços de atuação de uma equipe de saúde e estarem próximo às pessoas, atuam como referência aos cuidados e vigilância a saúde das famílias, proporcionando assim um vínculo entre profissionais e usuários na busca de um cuidado integral e resolutivo”, afirmou.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                UBS – Além das USF, o município ainda disponibiliza outros serviços que compõem a atenção básica da SMS, em especial para os moradores de áreas que não recebem cobertura das equipes de saúde da família. Essas pessoas podem se dirigir aos serviços das Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde recebem atendimento básico e especializado.

Ao todo, o município possui cinco UBS distribuídas pela cidade e que também funcionam de segunda a sexta-feira. São elas: Unidade de Saúde das Praias (Tambaú), UBS Maria Luiza Targino (Bairro São José), UBS Francisco das Chagas Soares (Treze de Maio), UBS Lourival de Gouveia Moura (Alto do Céu) e UBS Mandacaru.

Nasf – Para fortalecer o atendimento na atenção básica, existe o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que oferece um complemento multiprofissional às USF. Cada equipe do Nasf e da saúde da família se responsabiliza em conjunto pelos problemas de seu território de atuação.

Em João Pessoa, a população conta com 34 equipes do Nasf, que articulam a qualidade da atenção ao usuário entre USF, hospitais, centros de especialidades e as unidades de práticas integrativas. Dessa forma, os profissionais demandam medidas organizativas de integração conjunta dos projetos terapêuticos individuais ou coletivos na rede das vigilâncias, atenção básica e das referências de especialidades.

DSAD – Ainda dentro da Saúde da Família, a PMJP oferece o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), destinado aos usuários que possuem dificuldade ou impossibilidade física de locomoção e necessitam de maior frequência de cuidados, acompanhamento contínuo e equipamentos específicos.

Uma equipe formada por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos realiza atividades em domicílio em conjunto com as equipes das USF, reduzindo a hospitalização. Com este serviço, pessoas que necessitam de reabilitação motora, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo, poderão ser atendidos em suas residências.

Consultório na Rua – Com o foco na reabilitação, o Consultório na Rua é formado por equipes que realizam diversas formas de acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social, em especial pelo uso do álcool e outras drogas.

A abordagem acontece nas ruas, praças e outros locais públicos da cidade, onde as equipes realizam ações e serviços de distribuição de preservativo; educação em prevenção de DST/Aids; psicologia; enfermagem; e encaminhamentos a serviços de atenção à saúde e assistência social.