Alunos da Escola Anita Trigueiro homenageiam o paraibano Ariano Suassuna

Por - em 1677

Folcloriano com Suassuna- foto Alexandre Quintans (2)A Escola Municipal Anita Trigueiro do Vale, localizada no bairro do Altiplano, está homenageando durante toda esta sexta-feira (29) o poeta e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna. A homenagem está sendo chamada de “Folcloriano com Suassuna”.

“Nós tivemos um Ano Cultural homenageando Ariano. Ele teve aqui em nossa escola. Então pensamos por que não homenageá-lo depois de morrer. Todo o trabalho aqui foi feito em cima das obras dele. Para mim, como educadora, isso é muito importante trazer essa cultura para nossos alunos. Não podemos deixar que caia no esquecimento”, disse  a  diretora da escola, Maria das Graças da Silva Queiroz.

No ginásio poliesportivo da unidade de ensino os alunos apresentaram ciranda, dança do côco, dança da mulher rendeira, aniversário do Saci-Pererê, xilogravuras, recital de cordel feito pelos alunos homenageando Ariano Suassuna e ainda a encenação da peça teatral “Auto da Compadecida”.

Emanuel de Oliveira Bezerra, 14 anos, e John Mayke Alves da Silva, 15 anos, interpretaram João Grilo e Chicó. Para eles um momento de conhecer mais sobre as obras do autor paraibano.Folcloriano com Suassuna- foto Alexandre Quintans

“Aprendei muito sobre interpretação, decorar texto, tirar proveito das coisas boas que eles fez, sobre a inteligência dele, um poeta. Eu tive que me aprofundar bem no personagem já que João Grilo não se parece comigo”, falou com alegria o Emanuel de Oliveira.

John Mayke, que interpretou Chicó, também falou do conhecimento que as três semanas de pesquisa e de ensaios trouxeram para ele. “Estamos valorizando um pouco das obras que Ariano Suassuna deixou para a gente. Durante as pesquisas vimos que ele era uma pessoa boa. Tenho que fazer o meu melhor para que ele tenha orgulho do que estamos fazendo. Estamos aprendemos muito”, disse.