Mães matriculam filhos no recém-inaugurado Crei Mumbaba III
As matrículas do Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Tereza Cristina C. de Albuquerque, na comunidade Mumbaba, no Bairro das Indústrias, começaram na manhã desta terça-feira (2), quando já houve grande procura. O Crei foi inaugurado nesta segunda-feira (1º) pelo prefeito Luciano Cartaxo, e as matrículas ficam abertas até o preenchimento das vagas.
O Crei representa uma chance para Adriana da Silva Simplício poder voltar a trabalhar. Ela matriculou a filha Sther Vitória da Silva dos Santos, de um ano e quatro meses. “Eu já estava há um bom tempo sem trabalhar porque não tinha com quem deixar minha filha. É uma benção muito grande a instalação dessa creche aqui. Jamais pensávamos em ter essa estrutura tão grande”, agradeceu Adriana.
O Crei Mumbaba III vai acolher 160 crianças com idades entre seis meses e cinco anos, e foi totalmente pensado de acordo com as necessidades educacionais para esta idade. O espaço segue o novo padrão que vem sendo construído pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).
O espaço possui mobília e banheiros adaptados ao tamanho das crianças, o que contribui com a sua autonomia, salas de aula com ar-condicionado e banho de sol individualizado por turmas, além de um laboratório de informática projetado para crianças e decoração que prioriza a harmonia de cores nos ambientes que remetem a calmaria, segurança e tranquilidade.
“Graças a Deus consegui a oportunidade de colocar minha filha em uma creche e agora vou cair em campo para arrumar emprego”, disse Erinalda Maria Ribeiro, mãe de Ester Raquel Pinto Ribeiro, de quatro anos.
A creche conta com 39 profissionais, entre berçaristas, lavadeiras, professores, monitores, cozinheiros, auxiliar de serviços, vigilante, técnico em pedagogia e auxiliar de secretaria.
A diretora da unidade de ensino, Walquíria de Lourdes Moura, disse que é um espaço que precisa da colaboração das famílias das crianças. “É uma creche diferenciada, um espaço de primeira. A comunidade está de parabéns. As crianças aqui serão bem cuidadas. Precisamos trabalhar em equipe junto com as famílias, eles têm que dar o apoio”, falou a diretora.
Estrutura – As creches do tipo B contam em sua infraestrutura com playground, recepção, secretaria, diretoria, sala dos professores, almoxarifado, banheiros, oito salas de aula, uma sala de informática, pátio coberto, pátio descoberto, cozinha, despensa, copa, caixa d’água, lactário, lavanderia e estacionamento. A estrutura conta ainda com salas do servidor, de telefonia, elétrica e de multiuso.
Metodologia Inovadora – A unidade é a segunda entregue na Capital utilizando a técnica de PVC Concretado, dentro de um sistema de Metodologias Inovadoras (MI). O procedimento evita desperdício de materiais e mantém o canteiro de obras mais limpo. Outro benefício é o tempo de construção, que passa de um ano e meio (creches de alvenaria) para apenas seis meses.
Os benefícios da construção também podem ser notados pelas crianças e funcionários. A técnica utilizada na construção possibilita um ambiente mais frio, com melhor sensação térmica. Além disso, todas as paredes são laváveis, o que garante um ambiente melhor higienizado e que oferece menos riscos à saúde das crianças.