ICV conscientiza usuárias e funcionárias sobre prevenção ao câncer de mama

Por - em 335

DDurante todo o mês de outubro, o Instituto Cândida Vargas (ICV) realizará ações com o objetivo de conscientizar todas as mulheres que utilizam o serviço ou que trabalham na unidade, sobre a importância da prevenir o câncer de mama. As atividades fazem parte da Campanha Outubro Rosa, que em 2014, tem o slogan “Deixe essa ideia bater forte no seu peito”.

“Somos uma instituição especializada em saúde da mulher, então não poderíamos deixar de socializar e conscientizar nosso público alvo”, destacou a diretora multiprofissional do ICV, Lisieux Pires.

Serão oferecidas consultas de prevenção com especialistas, para as usuárias e servidoras públicas do ICV. Ainda durante o mês de outubro, bandeiras cor de rosa ficarão hasteadas em frente ao Instituto e será realizada uma mobilização em parceria com as universidades e profissionais da maternidade.

Ainda de acordo com a diretora, o diagnóstico precoce da doença aumenta as chances de cura. “É importante uma maior conscientização de todos, principalmente do trabalhador de saúde, para a prevenção do câncer de mama, que tanto acomete milhares de mulheres, já que sabemos da eficiência do tratamento quando do diagnóstico precoce”, enfatizou.

Outubro Rosa – O mês de outubro é mundialmente marcado pela conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Por isso, de acordo com a coordenadora de Saúde das Mulheres, Tânea Lucena, durante todo o mês, serão intensificadas as ações na Rede Municipal de Saúde que buscam alertar sobre a necessidade do diagnóstico precoce e os riscos que a doença pode trazer.

Também em alusão à campanha, a fachada do Hospital Municipal Santa Isabel (HSMI) estará iluminada com luzes cor de rosa e, assim como o ICV, terá bandeiras hasteadas com a cor da campanha. As ações de conscientização e prevenção seguem também nas Unidades de Saúde da Família (USF).

O Outubro Rosa é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Secretaria de Saúde, com apoio da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres e da ONG Amigos do Peito.

Números – Só este ano, o município de João Pessoa já realizou mais de 7,8 mil mamografias, sendo 4 mil em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos e o restante entre mulheres abaixo dos 50 anos.