Equilíbrio do Ser comemora dois anos com mais de 28 mil atendimentos realizados
Apresentações culturais, musicais, exposições e diversas atividades de práticas integrativas, marcaram a comemoração de dois anos de funcionamento do Centro de Práticas Integrativas Equílibrio do Ser (Cepics), nesta quarta-feira (8). Quem esteve na sede da unidade, na Avenida Sérgio Guerra, s/n, no bairro dos Bancários, também pôde adquirir produtos orgânicos dos agricultores parceiros e o artesanato produzido por usuários do centro.
A diretora geral do Equilíbrio do Ser, Andrea Carrer, destacou o pioneirismo de João Pessoa, ao oferecer práticas integrativas no Sistema Único de Saúde (SUS). “Todo mundo que chega aqui fica encantado e surpreso de tudo isso acontecer dentro do SUS. Eu me sinto feliz em fazer parte desse projeto de democratizar o acesso às práticas integrativas. É muito bom saber que a população pode optar por se tratar de forma natural, dentro do SUS”, ressaltou a diretora.
Ainda de acordo com a coordenadora, grupos de terapias coletivas abertas foram criados, para que todos que procuram a unidade possam participar, já que há um aumento no número pessoas que procuram as terapias naturais. Em 2012, quando foi criado, o centro atendeu 1.711 usuários. Já em 2013 foram 8.226 pessoas atendidas. Até setembro deste ano, já foram realizados 18.764 atendimentos, somando mais de 28 mil atendimentos, entre terapias individuais e coletivas.
“O grande avanço é conseguirmos lidar com o processo saúde-doença de outro jeito. Se eu tenho uma doença, não é só encontrar o remédio certo pra tomar, mas sim aprender como eu posso me cuidar de outra maneira, como me tratar ou como posso evitar que essa doença chegue. A grande bandeira dos Cpics é a prevenção e a educação em saúde que todos nós precisamos”, explicou Andréa Carrer.
Muitos usuários também comemoraram os dois anos do serviço. “Cheguei ao Equilíbrio do Ser há mais de um ano, precisando de ajuda. Sentia muitas dores no corpo, principalmente nos joelhos e nos ombros, além de cansaço e estresse. Aqui, entre tantas outras coisas, fui percebendo os benefícios da prática da consciência corporal. Hoje não sinto dores, durmo bem e não preciso mais de remédios”, relata a usuária Maria da Soledade Silva.
Serviço – Além do Equilíbrio do Ser, criado em 2012, a Rede de Serviços de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde em João Pessoa conta com o ‘Cinco Elementos’, que funciona desde 2008 no Parque Arruda Câmara (Bica), e o ‘Canto da Harmonia’, que foi inaugurado em maio de 2012 e está localizado à Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n, Valentina Figueiredo.
Existem duas formas para ter acesso aos serviços. O usuário pode ser encaminhado por uma Unidade de Saúde da Família (USF) ou pode procurar uma das três unidades, de segunda a quinta-feira das 8h às 12h e das 13h às 18h30 e na sexta-feira das 14h às 18h. Na sexta-feira, os três serviços realizam o cuidado aos servidores do Sistema Único de Saúde (SUS).
No primeiro atendimento, o usuário passa por um acolhimento e escuta qualificada, onde é desenvolvido o Plano Terapêutico Singular, dando início assim ao tratamento. Ele recebe uma carteirinha com o dia, hora, a prática e o nome do terapeuta que irá acompanhá-lo durante o tratamento.
Entre as práticas individuais oferecidas por esses espaços, estão a acupuntura; aurículopuntura; homeopatia; fitoterapia; arteterapia (individual); terapia floral; quiropraxia; reiki; aromaterapia; massoterapia; terapia e massagem ayurvédica; gestalt terapia; reflexologia podal e naturologia, que também inclui Iridologia e Geoterapia.
Há também as práticas coletivas como a biodança; danças circulares; tai chi chuan; terapia comunitária; yoga; cuidando do cuidador (resgate da autoestima); automassagem preventiva; arteterapia; cura em expressão (artes plásticas); meditação; consciência corporal; constelação familiar; dança do sagrado feminino e círculo de gestantes.