Equipe da SMS participa de pré-conferências sobre o protagonismo da pessoa idosa
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da equipe da área técnica de Saúde do Idoso, está participando do ciclo de pré-conferências em preparação a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontece em dezembro deste ano. Os encontros começaram a ser realizados segunda-feira (20) passada e acontecem até sexta-feira (24), das 13h às 17h, no auditório da Casa dos Conselhos, localizado na Avenida Dom Pedro I, Centro.
“São encontros preparatórios, onde a população idosa, estudantes e trabalhadores elaboram propostas a serem debatidas na terceira Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. A ideia é incentivar o idoso de João Pessoa a exercer seu protagonismo na garantia de seus direitos, promovendo mudanças e exercendo de forma mais ativa o controle social”, explicou a coordenadora da área técnica de Saúde do Idoso, Irene Delgado.
Durante as reuniões, que são abertas ao público, os participantes podem discutir diversos temas relacionados à qualidade de vida da pessoa idosa, como saúde, previdência social, enfrentamento à violência e mobilização, educação intergeracional, assistência social e convivência familiar e comunitária.
As pré-conferências são promovidas pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), em parceria com as secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (SMS), Planejamento (Seplan), Educação e Cultura (Sedec) e Turismo (Setur).
Conferência – Com o tema ‘Protagonismo e empoderamento da pessoa idosa – por um Brasil de todas as idades’, a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa tem o objetivo de debater assuntos relevantes do envelhecimento em prol dos avanços da política nacional, sensibilizando e mobilizando a população para a conquista da velhice com dignidade.
Idosos – De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente em João Pessoa a população idosa é de 83.118 habitantes. O Estatuto do Idoso destaca que uma pessoa é considerada idosa, e passa a ter acesso aos direitos assegurados, a partir dos 60 anos. No início do século passado, a expectativa de vida da população paraibana era de 33 anos. Hoje, essa expectativa saltou para 74,9 anos.
Saúde do idoso – A rede municipal atende aos idosos por meio das 181 equipes de saúde da família (ESF), quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS), três Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais), três Centros de Práticas Integrativas e Complementares (Cepics), duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e um Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi). Há também oferta de atendimento de órtese e prótese, realizado pelo Cais de Jaguaribe, além do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), assistência farmacêutica e de toda a rede hospitalar.
Para este público, ainda são ofertadas atividades físicas nas praças por meio do projeto ‘João Pessoa Vida Saudável’ e nos grupos de convivência, através das equipes de saúde da família. Para ter acesso aos serviços, o idoso deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência.