Nutricionistas da SMS irão orientar população em Feira de Produtos Agroecológicos nesta sexta
Oito nutricionistas da Rede Municipal de Saúde irão orientar a população sobre a qualidade do hábito alimentar durante a I Feira de Produtos Agroecológicos da Agricultura Familiar. O evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), acontece nesta sexta-feira (24), a partir das 9h, no Ponto de Cem Réis.
O tema da feira será a ‘Agricultura Familiar – Alimentar o Mundo, Cuidar do Planeta’, e foi escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). O evento faz parte das comemorações em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro.
“A Secretaria de Saúde, através da sua área técnica e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, disponibilizará nutricionistas para realizar atividades educativas sobre segurança alimentar e nutricional. Nossos profissionais irão oferecer avaliação do consumo alimentar para quem passar pelo Ponto de Cem Réis”, explica o coordenador da Área Técnica de Saúde da Criança, Adolescente e Nutrição, Edgar Tito Neto.
Esta avaliação será realizada pelos nutricionistas através dos marcadores de consumo alimentar do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SisVan). “Além disso, usuários identificados com hábitos alimentares prejudiciais à saúde serão referenciados para o atendimento na rede municipal”, complementa o coordenador.
Durante a ação, que acontecerá entre 9 e 16h, haverá a degustação de frutas e sucos, exposição de práticas integrativas e complementares em saúde. Também estará no local o caminhão feira do peixe. A população terá ainda orientações sobre os equipamentos de segurança alimentar e nutricional, segurança alimentar no contexto da alimentação escolar e o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional em João Pessoa.
O evento é promovido em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e Trabalho, Produção e Renda, além do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea/JP), da Cooperativa dos Produtores Agroecológicos da Região Metropolitana (Prohort) e do Conselho Regional de Nutrição (CRN).