Ação da SMS neste sábado conscientiza população sobre psoríase

Por - em 473

Manchas vermelhas e descamação da pele são alguns dos sintomas que podem indicar que a pessoa tem psoríase, uma doença crônica e não contagiosa. Neste sábado (25), uma ação no Busto de Tamandaré, a partir das 6h da manhã, irá orientar e conscientizar os pessoenses sobre o tema. Nesta edição, a campanha tem como tema ‘Psoríase fere mais que a pele. Com o tratamento é possível ter qualidade’.

A secretária de Saúde de João Pessoa, Mônica Rocha, ressaltou que as ações que são realizadas continuamente nas unidades de saúde estão focadas, principalmente, nos cuidados preventivos. “Estamos trabalhando em rede para promoção e prevenção da saúde. A nossa parceria não é só neste evento, mais em todas as ações que buscam ofertar mais qualidade de vida, de forma acolhedora, saudável e qualificada aos nossos usuários”, ressaltou.

As atividades, que acontecerão até às 8h, são promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) e fazem parte da Campanha Nacional de Conscientização.

“Este é um trabalho educativo e de conscientização que apresenta à população informações sobre os cuidados e de como deve ser o acolhimento aos portadores da psoríase”, afirmou a reitora da Universidade Federal da Paraíba, Margarete Diniz.

Além da ação programada para este sábado, no Busto de Tamandaré, na próxima quarta-feira (29) haverá a comemoração de um ano do Dia Municipal de Atenção à Psoríase. Será às 15h, na Câmara Municipal.

A falta de conhecimento da população e os aspectos físicos provocados pela doença fazem com que os portadores sofram também com o preconceito. “As feridas coçam muito, mas o preconceito dói mais que a doença”, relata emocionada Carmem Lúcia, que teve o diagnóstico da doença há oito anos.

A doença – De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, alguns fatores podem aumentar as chances de uma pessoa adquirir a doença ou piorar o quadro clínico já existente, dentre eles: histórico familiar; estresse; obesidade; tempo frio, pois a pele fica mais ressecada; tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas.

O sistema imunológico faz com que as células da pele se proliferem de forma acelerada, levando a um espessamento de sua camada mais superficial. A experiência de cada pessoa com psoríase é diferente. Algumas apresentam apenas os sintomas mais leves, com manchas e coceira ocasionais, enquanto outras têm sintomas físicos mais graves.

Os principais sintomas da doença são: manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas; pequenas manchas escalonadas; pele ressecada e rachada, às vezes, com sangramento; coceira, queimação e dor; unhas grossas, sulcadas com caroços e inchaço e rigidez nas articulações.

Diagnóstico e tratamento – Em João Pessoa, as pessoas que tiverem algum problema de pele podem procurar a Unidade de Saúde de Família (USF) mais próxima de sua residência. Caso seja identificada a psoríase, o serviço encaminha o usuário ao Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), unidade de referência para tratamento da doença.

Programação:

Dia 25/10 – Ações de promoção à saúde
Hora: 6h às 8h
Local: Busto de Tamandaré

Dia 29/10 – Comemoração de um ano do Dia Municipal de Atenção à Psoríase
Hora: 15h
Local: Câmara dos Vereadores