SMS promove palestra sobre câncer de mama para portadores de surdez

Por - em 502

Outubro Rosa em libras - Luis SousaDentro das ações do Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, na tarde desta quinta-feira (30), uma palestra voltada para os surdos, com orientações sobre o câncer de mama. A atividade foi coordenada pela área técnica de saúde para pessoa com deficiência e realizada na sede da SMS, na Torre.

“Trabalhamos para incluir essa população nos nossos serviços, oferecendo atenção e cuidado para essa população e a gente percebe que é um público carente de informações básicas. Por isso, mensalmente realizamos esses eventos pra levar algum tema de saúde para esse público. É muito gratificante pra gente proporcionar essa inclusão e esse olhar mais amplo e interagindo com outras áreas técnicas aqui da secretaria”, explica o coordenador da área técnica da pessoa com deficiência da SMS, Ulisses Cavalcanti.

Na abertura do evento, as intérpretes da rede municipal de saúde realizaram apresentações lúdicas, com a temática da campanha Outubro Rosa, que este ano tem o slogan “deixe essa ideia bater forte no seu peito”.

Com o auxílio das intérpretes, a coordenadora da área técnica da saúde da mulher, Tanea Lucena, falou sobre o câncer de mama e as formas de cuidado e prevenção da doença e também respondeu as dúvidas dos participantes, que interagiram bastante durante a palestra.

“Eu estou me sentindo emocionada e presenteada de encerrar as atividades do Outubro Rosa num momento desses, com um público que é bem carente de informação. Temos o dever de trabalhar as mulheres na sua integralidade, independente de qualquer problema, cumprindo os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), que saúde é um direito de todos, e que as pessoas devem ser vistas na sua integralidade”, ressaltou Tanea Lucena.

Francinete dos Santos, através da intérprete Ednalva Taveira, destaca que formações como essas auxiliam na conscientização da população surda, uma vez que a maioria desse público vive trancada e não tem conhecimento dos serviços oferecidos na saúde.

Inovação – O projeto “Mãos que Multiplicam Saúde” é uma iniciativa pioneira da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, na perspectiva de incluir a população surda nos serviços de saúde do município. Esse projeto é coordenado pela área técnica da pessoa com deficiência, sendo composto por cinco intérpretes de libras e tem como finalidade a difusão do conhecimento das libras, buscando o fortalecimento da rede de atenção à pessoa com deficiência, através da inclusão.

Para Márcia Souza, que é surda, a presença do intérprete na rede municipal é fundamental para a qualidade do atendimento. Ela parabeniza o trabalho que é desenvolvido no Cais Cristo, que possui uma intérprete em tempo integral e as outras quatro interpretes que acompanham os surdos nos cinco distritos sanitários da Capital.