Alunos da robótica educacional fazem apresentação premiada

Por - em 1283

DSC01774Os alunos da Escola Municipal General Rodrigo Otávio (Emgro) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), no Bairro dos Estados, fizeram uma apresentação de robótica nesta quarta-feira (5) para receber o secretário de Educação e Cultura de João Pessoa, Luiz de Sousa Junior. Os estudantes ganharam a medalha de bronze na Olimpíada Latino-Americana de Robótica, que aconteceu de 19 a 22 de outubro, na cidade de São Carlos (SP).

“A robótica permite a esses alunos aprender e reaprender. Por parte da Secretaria de Educação nós vamos ampliar esse projeto e queremos levar para as 95 escolas da rede. Já investimentos mais de R$ 3 milhões e vamos dar todo o apoio para as escolas do município participarem das competições”, disse o secretário Luiz Junior.

A equipe Arteporânea é formada pelos alunos Maria Eduarda Batista do Nascimento, de 11 anos, Wanessa Maria Carvalho Leitão e Otávio Bento Almeida de Lima, ambos de 13 anos, e Yuri Vieira de Carvalho, de 15 anos.

Os alunos desenvolveram dois robôs que foram chamados de Cauã, que nas tribos indígenas significa Gavião, e Potira, que quer dizer Flor. Para chegar na definição do tema e construção dos robôs, um grupo de professores se reuniu e aproveitou a aproximação que tinha com a tribo indígena Potiguara para sugerir o tema.

A equipe Arteporânea foi visitar os potiguaras para estudar a dança do Toré e não o ritual. “Quando voltamos da Baía da Traição nós tivemos um acompanhamento também de uma artista indígena. Isso tudo foi e é um desafio para eles. Eles foram despojados de ambições, de vitória, mas para aproveitar e compartilhar isso, nós colocamos sempre para essa equipe que eles não pensem em entrar na competição para ganhar, mas sim como vencedores. Eles estão tendo a oportunidade de ter mais conhecimentos”, explicou o professor de artes e coordenador de robótica da Emgro, José Getúlio Martins.

Para o estudante Yuri Vieira, o que levou a conquista da equipe foi a união do grupo. “Nós tivemos pouco tempo para nos prepararmos e entrar na competição. Na seletiva estadual que aconteceu aqui em João Pessoa ficamos em 13º lugar. Nos preparamos, continuamos unidos e nos demos bem em São Paulo”, disse com alegria.