SMS realiza chamamento para Campanha Nacional de Vacinação

Por - em 670

DZé e Maria Gotinha e alguns personagens de histórias infantis saíram pelas ruas de João Pessoa, na tarde desta sexta-feira (7), para lembrar aos responsáveis por crianças menores de cinco anos, que neste sábado (8) acontece o Dia ‘D’ da Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo e paralisia infantil, em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital, das 8h às 17h.

A abertura oficial da campanha acontecerá às 8h30, na Unidade de Saúde da Família (USF) São José, localizada na Avenida Vigolvino Florentino da Costa, s/n, em Manaíra.

Apenas crianças com febre, imunossupressão, alergia ao componente da vacina, que realize o uso de corticoide em doses altas, quimioterapia ou que tenha realizado transplante de medula óssea não devem tomar a vacina.

Outro dia ‘D’ acontecerá no dia 22 de novembro, mas as vacinas também estão disponíveis diariamente nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e no Centro Municipal de Imunização, antigo Lactário da Torre, na Avenida Rui Barbosa, s/n.

Poliomielite – A poliomielite ou ‘paralisia infantil’ é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida. Acomete em geral os membros inferiores. No Brasil, não há circulação de poliovírus selvagem desde 1990.

Sarampo – O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e corrimento do nariz. Após esses sintomas, geralmente há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.

Além disso, pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, ataques (convulsões e olhar fixo), lesão cerebral e morte. Posteriormente, as bactérias podem atingir as vias respiratórias, causar diarreias e até infecções no encéfalo.