Orquestra Sinfônica de JP faz concerto para alunos da Escola Tarcila Barbosa

Por - em 537

orquestramunicipal_escolaindiopiragibe_fotoadrianofranco (25)A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) fará um concerto didático gratuito nesta terça-feira (11), às 15h, para alunos da Escola Municipal Tarcila Barbosa Franca, no Grotão. A apresentação marca o retorno da OSMJP ao ambiente escolar depois de dois meses, já que a última apresentação, no dia 12 de outubro, fez parte da programação do Dia da Criança na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.

Centenas de estudantes entre 9 e 15 anos de idade são esperados para a hora do intervalo. “Tanto para eles, quanto para nós, da orquestra, o concerto didático é uma ocasião especial de poder apresentar-lhes a sonoridade de cada instrumento isolado e a força da combinação de 60 deles numa música”, pontua o maestro argentino Gustavo de Paco, que é também professor de flauta transversal da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A experiência é um mergulho nas obras clássicas e do cancioneiro popular, explicada por Paco com bom humor e didatismo, visto que para a maioria do alunado, os concertos de orquestras são uma realidade vista apenas pela TV. “Apresentamos músicas que facilitam a imersão neste contato inicial”, relata o regente. Vão do contemporâneo “Gabriel’s Oboe”, de Ennio Morricone, ao regionalismo de um hino praticamente nosso, “Meu Sublime Torrão”, sustenta.

Benefícios – Estudos demonstram que a criança, quando em contato com a música, aprende a conviver melhor e desenvolve mais segurança emocional, confiança e respeito. Ela também é benéfica para a criança quanto ao poder de concentração e de expressão corporal, além de melhorar a capacidade de aprendizagem em matemática e de outros idiomas e potencializar a memória. A música é uma ferramenta de grande importância na educação, pois trabalha a linguagem contribuindo para um rico vocabulário e estimulando a percepção auditiva e o desenvolvimento linguístico e psicomotor.

Programa:

– “Rondo”, de Purcell
– “Pequena Serenata Noturna”, de Mozart
– 1º movimento da Sinfonia Nº 40 de Mozart
– 1º movimento da 5ª Sinfonia de Beethoven
– “Cirandancia”, Cussy de Almeida
– “Trumpet Voluntary”, de J. Clarke
– “Gabriel’s Oboe”, Ennio Morricone
– “Meu Sublime Torrão”, Genival Macedo.