Luciano Cartaxo assiste a concerto da Orquestra Sinfônica em escola no Grotão

Por - em 605

luciano_orquestra_escola_foto_RafaelQueiroz (7)Duzentos estudantes da Escola Municipal Tharcila Barbosa Franca, no Grotão, viveram uma experiência singular na tarde desta terça-feira (11). Acomodados no pátio da escola, na hora do intervalo, trocaram o lazer das brincadeiras por um momento único com a música erudita. A apresentação também foi assistida pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo.

Os alunos da escola assistiram ao trabalho da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) em mais um concerto didático. A apresentação marcou o retorno da OSMJP ao ambiente escolar depois de dois meses. O último concerto aconteceu no dia 12 de outubro, em homenagem ao Dia das Crianças. O evento, na época, ocorreu na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.

Luiz Bezerra, de 11 anos e estudante do 6º ano, acompanhou com espírito entre vibrante e meditativo a execução de sinfonias clássicas de Mozart. “Tenho uma caixinha de percussão de brinquedo em que treino quando chego em casa. Ver todos os sons juntos assim me encantou”, conta, voltando para a primeira fila.

O efeito causado pela apresentação foi diversificado entre os alunos. “Gosto mais do som dos violinos porque faço balé clássico”, assim justificou Gabriella Trigueiro, de 14 anos, do 8° ano, que aproveitava para registrar com o celular a passagem da orquestra.

“Acredito que esta ocasião ficará para sempre registrada na memória deles, visto que foi uma janela que se abriu para muitos que sequer tiveram a oportunidade de sair do bairro”, conta a diretora Kadidja Menezes. Já para os músicos, a receptividade da plateia em escolas que adotam projetos de bandas marciais, como a Tharcila Barbosa, conta pontos extras. “Não à toa reforçamos o peso dos metais nas músicas”, destaca o maestro Gustavo de Paco.luciano_orquestra_escola_foto_RafaelQueiroz (2)

“Tanto para eles, quanto para nós, da orquestra, o concerto didático é uma ocasião especial de poder apresentar-lhes a sonoridade de cada instrumento isolado e a força da combinação de 60 deles”, pontua o argentino Paco, que é também professor de flauta transversal da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e fundador da orquestra.

A experiência é um mergulho nas obras clássicas e do cancioneiro popular, explicada por ele com bom humor e didatismo, visto que para a maioria do alunado, os concertos de orquestras são uma realidade vista apenas pela TV ou pelas redes sociais. “Apresentamos músicas que facilitam a imersão neste contato inicial”, relata o regente. Como “Meu Sublime Torrão”, de Genival Macedo, e os primeiros movimentos da 5ª Sinfonia de Beethoven e da Nº 40 de Mozart, reconhecidas aos primeiros acordes.

Benefícios – Estudos demonstram que a criança, quando em contato com a música, aprende a conviver melhor e desenvolve mais segurança emocional, confiança e respeito. Ela também é benéfica para a criança quanto ao poder de concentração e de expressão corporal, além de melhorar a capacidade de aprendizagem em matemática e de outros idiomas e potencializar a memória. A música é uma ferramenta de grande importância na educação, pois trabalha a linguagem contribuindo para um rico vocabulário e estimulando a percepção auditiva e o desenvolvimento linguístico e psicomotor.