Aplicativo para smartphone faz acompanhamento de cartão de imunização
A população pode acompanhar seu cartão de vacinação e manter sua imunização atualizada, através do aplicativo ‘Vacinação em Dia’ para smartphones e tablets. O objetivo da ferramenta é estar presente no cotidiano dos cidadãos por meio de dispositivo móvel, com informações necessárias para garantir a vacinação do cidadão e sua família. O aplicativo está disponível para usuários do Android. Para fazer o download, o usuário pode acessar a página de aplicativos do Governo Federal (http://www.aplicativos.gov.br/aplicativos/vacinacao-em-dia-1) e clicar no link do Android, sendo encaminhado para a loja virtual onde poderá fazer o download gratuito e instalação em seu dispositivo móvel.
O ‘Vacinação em Dia’ permite a criação e o acompanhamento de cadernetas de vacinação, marcando a data e agendando a próxima dosagem. Além disso, o usuário recebe em seu smartphone lembretes sobre campanhas de vacinação promovidas pelo Ministério da Saúde e ainda tem acesso ao detalhamento das vacinas disponibilizadas pelo SUS.
Para facilitar o entendimento do cidadão, o aplicativo calcula, a partir da inserção da primeira vacina no calendário, quando o usuário deve comparecerão posto de vacinação para nova imunização e envia e avisa por meio de mensagem.
Assim como no cartão de vacinação, o cidadão deve preencher dados pessoais no aplicativo, como nome completo, data de nascimento, e-mail e telefone. Os calendários de vacinação cadastrados no ‘Vacinação em Dia’ podem ser enviados por e-mail caso o usuário queira fazer a impressão.
Para Chiara Dantas, coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a maior utilidade do aplicativo é a orientação para a população. “As pessoas podem acompanhar as cadernetas de vacinação, bem como as informações do calendário vacinal, pelas quais os pais podem ter conhecimento de quantas doses os filhos devem receber e a importância de cada vacina”, afirmou.
Chiara ainda destacou que as informações contidas no aplicativo não substituem a caderneta de vacinação, considerado documento comprobatório do recebimento de vacinas. “O aplicativo é apenas uma facilidade, mas o usuário deve sempre apresentar o cartão de vacinação”, disse.