Estilista Ronaldo Fraga destaca qualidade das artesãs de João Pessoa durante curso
Nesta quinta-feira (20), Ronaldo Fraga, um dos mais renomados estilistas brasileiros, conhecido internacionalmente, iniciou o curso de capacitação voltado exclusivamente para as artesãs de João Pessoa que trabalham com biojoais. A iniciativa foi promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e o Sebrae.
Foram beneficiadas com o curso 43 artesãs do projeto ‘Mulheres Mil’ do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Esta capacitação inédita com Ronaldo Fraga faz parte da terceira etapa do projeto, como explicou a primeira-dama de João Pessoa Maísa Cartaxo. “Estamos coroando essa etapa com a vinda do Ronaldo Fraga, que irá qualificar e aperfeiçoar o ofício dessas mulheres, que já desenvolvem um excelente trabalho”, ressaltou.
Antes de começar a capacitação, o estilista falou com a imprensa de João Pessoa sobre a ação que ele irá desenvolver com as artesãs. “Quando um designer se envolve em um projeto como esse, não existe a menor dúvida de que ele ensina e também aprende, e muito. O meu papel aqui é muito mais de estimular, cutucar e provocar, pois saber, elas já sabem”, afirmou.
Ronaldo Fraga também destacou que as artesãs já foram “maravilhosamente capacitadas”: “Quem dera todos os projetos tivessem uma estrutura como essa. Até o Ronaldo chegar aqui, elas já foram capacitadas em vários sentidos (tingimento natural, bordados, sementes e mistura de matérias). Meu olhar será de tentar organizar tudo isso, dar unidade, trazer uma assinatura para a cooperativa, e assim gerar uma marca”.
Para criar um entrosamento maior com as integrantes do projeto, o estilista pediu que elas se apresentassem e falassem o que sabem fazer como artesãs.
Vitória Maria foi a primeira a falar e emocionada, disse da alegria e o orgulho que sente de ser artesã: “Sou filha de pais separados. Quando minha mãe deixou meu pai, ele disse que os filhos não seriam nada na vida. Hoje meu pai não está mais vivo, mas ele sabe que estava errado, e eu sou alguém”.
Sobre o projeto – O curso do ‘Mulheres Mil’ do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) teve duração de três meses, iniciado em 15 de julho e concluído em 15 de outubro deste ano. A capacitação foi destinada às moradoras do bairro da Penha, Jacarapé e comunidades adjacentes. No entanto, a PMJP pretende expandir o projeto para outros bairros.
A capacitação com Ronaldo Fraga acontece até o próximo domingo (23), na Estação das Artes, no bairro do Altiplano.
Assista ao vídeo e conheça o trabalho desenvolvido no projeto João Pessoa Artesã.