USFs e postos móveis vacinam contra paralisia infantil, sarampo e HPV

Por - em 539

DComo forma de dar continuidade à Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo e paralisia infantil, todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) de João Pessoa e mais cinco postos móveis de vacinação, estarão imunizando as crianças que ainda não tomaram as vacinas. Um segundo ‘Dia D’ será realizado neste sábado (22), das 8h às 17h.

Os postos móveis serão instalados nos supermercados Extra e Pão de Açúcar, na Avenida Epitácio Pessoa, Shopping Tambiá, Shopping Manaíra e Shopping Sul, nos Bancários.

“Esta é mais uma oportunidade para aqueles os pais que ainda não procuraram os postos de saúde para imunizar seus filhos. Vale ressaltar que as crianças que já tomaram a vacina este mês, não precisam ser vacinadas novamente”, orienta a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Chiara Dantas.

A meta é vacinar 95% das crianças menores de cinco anos de idade, o que em João Pessoa representa 47.400 crianças, a partir de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias.

Ainda de acordo com a coordenadora, neste sábado é uma oportunidade para atualizar o cartão de vacinação nas Unidades de Saúde da Família (USFs). “As meninas que ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose da vacina contra o HPV, também podem procurar as USFs neste sábado, para serem imunizadas”, destacou.

DContraindicação – O Ministério da Saúde (MS) orienta que, crianças com histórico de alergia a leite de vaca, evitem tomar a vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), com o produto fornecido pelo laboratório Serum Institutte of India Ltd. A informação é preventiva, pois foram notificados alguns casos de reações adversas em crianças que têm alergia a este tipo de leite. Vale ressaltar que todas as crianças passam bem.

O produtor Serum Institutte of India Ltd. é pré-qualificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e fornece, há muitos anos, vacinas para vários países do mundo, inclusive o Brasil. Como rotina para aumentar a segurança das vacinas utilizadas em nosso país, o Ministério da Saúde também testa cada lote antes do mesmo ser utilizado.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, todos os lotes da vacina tríplice viral que estão em uso no país, incluindo os do Serum Institute, passaram por análise no Instituto de Qualidade em Saúde (INCQS), sendo aprovadas para uso. Desde junho deste ano, mais de 4,4 milhões de crianças já foram vacinadas com essa tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) no país e há garantia da segurança da vacina.

Vacinação em dia – A população pode acompanhar seu cartão de vacinação e manter sua imunização atualizada, através do aplicativo ‘Vacinação em Dia’ para smartphones e tablets. O objetivo da ferramenta é estar presente no cotidiano dos cidadãos por meio de dispositivo móvel, com informações necessárias para garantir a vacinação do cidadão e sua família.

O aplicativo está disponível para usuários do Android. Para fazer o download, o usuário pode acessar a página de aplicativos do Governo Federal (http://www.aplicativos.gov.br/aplicativos/vacinacao-em-dia-1) e clicar no link do Android, sendo encaminhado para a loja virtual onde poderá fazer o download gratuito e instalação em seu dispositivo móvel.