SMS promove seminário para discutir a Saúde do Trabalhador no SUS
O Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) está realizando, até esta sexta-feira (21), o Seminário Macrorregional de Saúde do Trabalhador, que discute a Atenção Primária e Vigilância em Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento está acontecendo no auditório 412 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e conta com a participação de palestrantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal de Minas Gerais.
Nesta quinta-feira (20), o professor e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, Luiz Carlos Fadel de Vasconcelos, traçou um panorama da saúde do trabalhador no Brasil e também apresentou a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast).
“Estar aqui na Paraíba é um honra, uma vez que o estado dá muito importância para questão da saúde do trabalhador. Aqui, na década de 80, já existia um centro de atenção à saúde do trabalhador. Na época já se discutia e montava serviços com perspectivas diferentes do que era pensado”, enfatizou o professor.
Ainda durante a tarde de quinta-feira, a professora e pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), falou sobre as perspectivas e desafios no cuidado em saúde do trabalhador na atenção básica.
O seminário é voltado para profissionais de saúde; pesquisadores da área de saúde, trabalho e direitos sociais; estudantes e profissionais da área prevencionista, que após cada palestra podem debater os temas apresentados pelos especialistas.
“Quando falamos em saúde do trabalhador, é importante ressaltar que os benefícios são voltados para todos os trabalhadores, independente de seu vinculo empregatício e forma de ingresso institucional”, explicou o coordenador do Cerest, Kléber José.
As atividades continuam nesta sexta-feira (21), conforme a programação abaixo.
DIA 21/11/2014
8h30 – Resultados da pesquisa: Avaliação de experiências e ações em vigilância em saúde do trabalhador desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde. Quais os desafios na implementação da Vigilância em Saúde do Trabalhador na Atenção Primária em Saúde? (Palestrante: Dra. Elizabeth Costa Dias – Professora e Pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais)
9h30 – Vigilância sobre os processos produtivos e a prevenção da Saúde do Trabalhador – (re)construindo caminhos na Renast (Palestrante: Dr. Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos
Professor e Pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública – Fundação Oswaldo Cruz )
10h40 – Debates
11h30 – Intervalo para o almoço
14h – Perfil atual da Vigilância em Saúde do Trabalhador na Primeira Macrorregião do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador – uma visão crítica e propositiva. (Palestrante: Kleber José da Silva – Coordenador do Centro Regional de Referência de Saúde do Trabalhador – Cerest/ Macrorregião de João Pessoa)
14h50 – Debate
15h25 – Mesa de encerramento
15h50 – Coffee Break