No Dia Mundial de Combate à Aids, a PMJP disponibiliza teste rápido no Ponto de Cem Réis
Esta segunda-feira, 1º de dezembro, marca o Dia Mundial de Combate à Aids. Na Capital paraibana, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) disponibiliza o teste rápido, através de via oral, no Ponto de Cem Réis, no horário das 9h às 16h. A ação é realizada por meio da Coordenadoria Municipal de promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), pelo Centro de Testagem e Aconselhamento de João Pessoa, em parceria com a Associação das prostitutas da Paraíba (Apros-PB), Centro de Orientação e Desenvolvimento de Luta pela Vida (Cordel Vida) e o Fórum ONG/Aids.
A atividade, que também contatará com a apresentação de grupos culturas, além de alertar as pessoas sobre a importância da prevenção, pretende estimular a realização do teste rápido. “O resultado sai em até 30 minutos, e minutos antes, a pessoa evite ingerir alimento ou bebida, fume ou inale qualquer substância, escove os dentes e use antisséptico bucal”, explicou o assessor técnico da Coordenadoria LGBT e Igualdade Racial, Diego Rodrigues.
O teste é feito da seguinte forma: o fluido é extraído da gengiva e o começo da mucosa da bochecha com o auxílio da haste coletora. Quando surge uma linha vermelha, significa que não é reagente. Caso apareçam duas linhas vermelhas, indica que naquela amostra há anticorpos anti-HIV, ou seja, o teste é positivo.
Aids na Paraíba – Em julho deste ano, a Unaids, programa conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, divulgou dados globais sobre o número de infectados. Enquanto o número de pessoas atingidas diminuiu em todo o mundo, o Brasil seguiu o caminho inverso e apresentou aumento.
O índice de novos infectados pelo vírus no Brasil subiu 11% entre 2005 e 2013. A ONU aponta que 44 mil brasileiros contraíram a doença no ano passado, totalizando 730 mil pessoas com Aids, ou 2% do total mundial. Mais de 16 mil pessoas com HIV morreram em 2013, e 327.562 pessoas utilizavam antirretrovirais.
De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, na Paraíba, entre 2010 e 2013, a Aids foi a causadora da morte de 497 pessoas, sendo 231 homens.
CTA – Para saber mais informações, o usuário pode ir ao Centro de Testagem e Aconselhamento de João Pessoa, lá o usuário pode receber orientação e ainda fazer o teste rápido para HIV, sífilis e hepatites. Vale lembrar que, a identidade da pessoa é preservada. O serviço funciona das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.
O Centro está localizado na Rua Alberto de Brito, S/N, Cais Jaguaribe. O telefone para contato é o (83) 3214-6092 ou 3214-6091.
Programação da Campanha Municipal contra a Aids
10/12 – 8h às 17h:
Apresentação do Seminário: Abordagem sobre DST/AIDS e Hepatites Virais em serviços de Saúde Mental.
Local: Centro Formador de Recursos Humanos (CEFOR)
11/12 – 8h às 17h:
Seminário de Sensibilização sobre Sexualidade e DST/Aids no Ambiente Escolar: Um olhar para a prevenção e promoção à saúde.
Local: Auditório da Associação Brasileira de Odontologia.
15/12 – 14h:
Apresentação de Seminários sobre desafios atuais para quem vive, convive e trabalha com HIV/Aids.
Local: Auditório do CCM da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
16/12 – 8h às 17h (Encerramento):
Apresentação de Seminários sobre desafios atuais para quem vive, convive e trabalha com HIV/Aids.
Local: Auditório do CCM da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)