SMS oferece teste gratuito de HIV no Centro de Testagem e Aconselhamento

Por - em 10903

DPara garantir à população os cuidados preventivos e o diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa dispõe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). No local, os usuários têm acesso a serviços de orientação, educação sexual, atendimentos para diagnóstico e encaminhamentos para tratamentos das DSTs.

O serviço realiza, também, testes para HIV, sífilis e hepatites B e C, gratuitamente. Todos os testes são realizados de acordo com a norma definida pelo Ministério da Saúde (MS) e com produtos registrados na Agência Nacional da Vigilância Sanitária (ANVISA) e por ela controlados.

Os atendimentos são inteiramente sigilosos e oferecem, a quem realiza os testes, a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe formada por psicólogo, enfermeiro e assistente social. Esses profissionais orientam sobre o resultado final do exame, independente de ser positivo ou negativo. Quando os resultados são positivos, o CTA é responsável por encaminhar os usuários para tratamento nos serviços de referência.

De acordo com Lucas Veloso, diretor do centro, durante todo o ano são promovidas atividades de divulgação dos serviços para conscientização sobre as doenças sexualmente transmissíveis.

“Nós desenvolvemos um trabalho chamado CTA Itinerante, uma forma de descentralizar os nossos serviços, levando a diversos pontos da cidade equipes que atuam na prevenção e diagnóstico das doenças”, afirmou.

“No mês de dezembro, em alusão ao Dia Mundial de Luta contra Aids, estaremos realizando várias atividades nos mercados públicos. Além dessas ações, os profissionais realizam palestras em entidades públicas e privadas que solicitam esclarecimentos e entre outras informações sobre as DST”, complementou.

Ao procurar o CTA, o usuário tem direito a passar por uma sessão de aconselhamento, que pode ser individual ou coletiva. A consulta é uma ação de prevenção que tem como objetivos oferecer apoio emocional ao usuário, conceder mais informações e esclarecer dúvidas sobre DST/ HIV/Aids e hepatites virais. Além disso, auxilia a avaliar os riscos de transmissão e as melhores maneiras de prevenção.

Acesso – A porta de entrada para os serviços na rede de saúde do Município é a atenção básica, através das 181 equipes de saúde da família, cinco unidades básicas de saúde (UBS) e dos núcleos de apoio a saúde da família (NASF), distribuídas nos cinco distritos sanitários. O usuário pode também ir direto ao CTA, localizado no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) de Jaguaribe.

O CTA de João Pessoa oferece atendimento específico com multiprofissionais para diagnóstico de sintomas de doenças sexualmente transmissíveis, de usuários encaminhados pelas unidades de saúde da família (USF).

João Silva, um dos usuários do CTA, fez um teste rápido na USF de sua região e lá mesmo foi informado que as taxas nos resultados dos exames estavam alteradas. “A assistente social me deu a noticia e informou que eu precisava de cuidados e acompanhamento do Centro de Testagem, onde eu poderia fazer outros exames para diagnóstico da doença”, contou.

“Essa é a terceira vez que venho aqui para realizar procedimentos em continuidade aos tratamentos e vejo que o serviço é muito eficiente. Parece até uma clinica particular”, disse.D

DST – As doenças sexualmente transmissíveis (DST) podem ser causadas por diferentes agentes. Apesar disso, elas podem ter sintomas parecidos, como corrimento pelo colo do útero ou vagina (branco, cinza ou amarelado), pode causar coceira, dor ao urinar ou dor durante a relação sexual, cheiro ruim na região.

Prevenção – O preservativo (camisinha) é o método mais eficaz contraceptivo e para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS, alguns tipos de hepatites e sífilis. Para ter acesso aos preservativos de forma gratuita, o usuário deve procurar os serviços da rede municipal de saúde.

Dados – De acordo com os dados do Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, as últimas pesquisas realizadas apontam que atualmente, no Brasil, existem cerca de 630 mil pessoas vivendo com  HIV, o vírus da AIDS, e cerca de 255 mil nunca teriam feito um teste para diagnóstico e para conhecer a sorologia.

Em João Pessoa, não existe um cadastro de pessoas portadoras do vírus HIV, mas, segundo a direção do CTA, o número de casos vem aumentando à medida que o serviço vai se expandindo “Existem pessoas que estão descobrindo que possuem o vírus a partir de testes realizados nas USF e em ações externas do nosso centro,” afirma Lucas Veloso.

Diagnóstico – O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito por meio de testes realizados a partir da coleta de uma amostra de sangue. No Brasil, são feitos exames laboratoriais como o ‘Elisa’, anti-HIV, e os testes rápidos que detectam os anticorpos contra o HIV em um tempo inferior a 30 minutos. “Do ponto de vista epidemiológico, podemos afirmar que o diagnóstico é fundamental para o controle da epidemia”, enfatizou o gerente de Vigilância em Saúde da SMS, Daniel Batista.

“Quando um paciente é diagnosticado com alguma doença, ele é direcionado para os locais de referência. Em João Pessoa, os usuários são encaminhados para Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga. Os profissionais do CTA entregam o encaminhamento, acompanha o usuário e dá suporte até que seja aberto o prontuário dele fazendo com que o mesmo tenha uma consulta com o infectologista”, conclui o diretor.

Serviço – O CTA oferta atendimentos com médicos  infectologistas urologistas e clínico geral. O centro conta também com escuta qualificada, acolhimento humanizado, tratamento ambulatorial do HPV em homens, realização de teste rápido para HIV, sífilis e hepatites B e C, todos por demanda espontânea.

Ao todo, são realizados cerca de 100 atendimentos por dia e 2200 mensais. Segundo o diretor, diagnóstico de pré-natal das gestantes que são usuárias do SUS também passa pelo CTA, o faz com que o fluxo de atendimento seja intenso.

Para exames, o serviço conta com laboratório de analise clínica, para coleta de exames, que pode ser por demanda espontânea ou encaminhada pelas unidades da rede municipal de saúde, assistência farmacêutica para administração das medicações especificas para o tratamento das DSTs, academia de ginástica para pessoas vivendo com HIV/Aids e profissionais do serviço, práticas integrativas voltadas para o projeto Cuidando do Cuidador; aulas de teatro para trabalhadores da Atenção Básica.

O CTA está situado na Rua Alberto de Brito s/n, Centro de Atendimento Integral a Saúde (Cais), Bairro de Jaguaribe, das 7h às 17 h. Para mais informações o usuário pode ligar para 8645-8003, 3214-6092 ou 3214-6091.