Bebês do Método Canguru ganham de Instituto chapéus de Papai Noel
Em comemoração ao período de natal, os bebês do Método Canguru do Instituto Cândida Vargas (ICV) receberão chapéus de Papai Noel. O material foi confeccionado por funcionárias da maternidade especialmente para os recém-nascidos com o objetivo de proporcionar às mães e às crianças um ‘clima natalino’ dentro do ambiente hospitalar.
De acordo com Euda Aranha, coordenadora do Método Canguru no ICV, a iniciativa partiu dos próprios funcionários. “Como as mães passam muito tempo aqui com seus filhos, nós queríamos dar a elas um ambiente de natal e que lembrasse um pouco o espaço familiar, ainda que não o substitua. Por isso, as funcionárias fizeram os chapéus os lençóis de cetim vermelhos”, explicou.
Durante todo o mês de dezembro, os chapéus serão doados às mães, cujos bebês receberem alta. Ao todo, já foram confeccionados mais de 50 chapéus. “É a primeira vez que estamos fazendo essa ação e percebemos que as mães ficaram felizes com o gesto. Então isso é muito gratificante para a equipe. Pois nos consideramos todos como a ‘família canguru’”, afirmou Euda.
No próximo dia 22, o ICV realizará uma comemoração natalina, promovendo um momento de confraternização para as mães e funcionários da maternidade.
Método Canguru – Criado na Colômbia em 1979, o método Mãe Canguru é um modelo de assistência humanizada que atende, em sua maioria, as mães de recém-nascidos prematuros e de baixo peso, voltado para a melhoria da qualidade do cuidado. O bebê fica agarrado com sua mãe, pele a pele, durante a maior parte do tempo.
No Instituto Cândida Vargas (ICV), o método foi implantado há 15 anos, sendo a primeira maternidade na Paraíba a aderir à assistência humanizada para as mães dos bebês. Em maio deste ano, o Ministério da Saúde emitiu uma certificação atestando o ICV como Centro de Referência Estadual para o Método Mãe Canguru.
Instituto – No ICV são realizados aproximadamente 700 partos ao mês, filhos de usuárias de todas as partes do Estado. Referência em maternidade na Paraíba e considerado como um dos melhores hospitais na área no Nordeste, o instituto oferece desde acompanhamento pré-natal até um banco de leite, para os casos da mãe não conseguir amamentar.
Além de trabalhar na realização do parto, o ICV integra uma série de cuidados com a mãe e o recém-nascido. No complexo, o Banco de Leite Humano Zilda Arns ajuda crianças que necessitam de suplemento de leite materno.
Para as mães que desejam ter seu filho de forma natural, há um programa de acompanhamento e preparação para o parto normal. Uma equipe com fisioterapeutas e psicólogos informa a mãe sobre pré e pós- parto e oferece um curso de primeiros cuidados com o bebê.