Prefeitura oferece ciranda de serviços para moradores do Cristo

Por - em 1209

Sedes_ação_CRASCRISTO_FotoGilbertoFirmino (94)A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) realizou nesta terça-feira (16), diversos serviços de atendimentos à população do Cristo Redentor. O evento faz parte do Plano de Atuação Social, executado pelos profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro, localizado na Rua Universitário Rogério Benevides, s/n.

Inscrição no Cadastro Único (Cadunico) que dá acesso ao Programa Bolsa Família, retirada de documentos, cadastro para benefícios eventuais, palestras informativas, serviços de saúde (verificação de pressão, glicemia, orientação de saúde bucal, nutricionistas, fisioterapeutas), brincadeiras para crianças e apresentações culturais foram oferecidos aos moradores da comunidade das 8 às 13 horas.

Plano de Atuação Social – consiste na elaboração de um projeto de intervenção, proposto e desenvolvido pelos moradores em suas comunidades. O que se busca na realidade é a participação dos moradores, direcionando a realização de uma ação para o bem comum, visando encontrar as deficiências naquela área para elaborar o plano e o executar de forma coletiva sob a Sedes_ação_CRASCRISTO_FotoGilbertoFirmino (58)coordenação de um orientador social.

A Coordenadora do CRAS Cristo, Gerlania Carvalho ressaltou que para a realização da ação foi priorizado a presença de todos inseridos nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV / de 6 à acima de 60 anos) na busca de solucionar a problemática da comunidade. Ela afirmou que a partir dessa iniciativa surgiu a necessidade de  realizar uma ciranda de serviços que contou com a parceria da Secretaria de Saúde( Rede bucal do Distrito II) e com a Organização Lions Internacional.

Para Humberto Pontes, governador do distrito LA5 do Lions Internacional, a satisfação de participar de um evento para beneficiar as comunidades menos favorecidas, com os serviços é imensurável. “Sabemos que foi pouca a nossa contribuição, mas se cada um de nós se propor a ajudar o

próximo iremos erradicar gradativamente parte da população que se encontra em total vulnerabilidade social, “afirmou.

Sedes_ação_CRASCRISTO_FotoGilbertoFirmino (22)Lions – é uma das maiores organizações internacional de clubes de serviço do mundo, sem fins lucrativos, voltada para serviços humanitário. Os Leões atendem às necessidades de comunidades locais e de todo o mundo. São cerca de um milhão e trinta e cinco mil sócios, que fazem serviços comunitários em duzentos e dez países e regiões geográficas, são muito diferentes em diversos aspectos, entretanto, eles acreditam no mesmo ideal: a comunidade é o que fazemos dela.

A moradora da comunidade do Cristo Redentor, Marlene Pinto, 38 anos, atendida pelos serviços do CRAS Cristo, parabenizou o trabalho realizado pelos profissionais. “Quando cheguei aqui, estava desesperada. Sou mãe de cinco filhos e um deles, o de 18 anos, se encontra acamado na dependência de terceiros. Minha única renda é o auxílio que recebo da Bolsa Família. Depois que falei da minha situação aqui no CRAS, as assistentes sociais foram até a minha casa e a partir daí realizaram os encaminhamentos devidos para que eu pudesse garantir os meus direitos. Eu só tenho que agradecer a cada um deles que me receberam de coração e se dispôs a me ajudar,” emocionada concluiu.

CRAS – são espaços físicos públicos responsáveis pela efetivação dos direitos socioassistenciais. Os Cras se configuram como a “porta de entrada” da Assistência Social, ofertando e coordenando, em rede, ações que previnem situações de risco social, por meio do desenvolvimento de potencialidades e do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

O Plano de Atuação Social está sendo realizada por todos os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vinculo (SCFV).