Cais Cristo capacita profissionais em libras e otimiza atendimento aos surdos

Por - em 660

Foi com apresentações culturais que mais uma turma do curso de Libras concluiu as atividades no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) Cristo. A capacitação é voltada aos profissionais da unidade e visa o melhor atendimento aos usuários portadores de surdez.D

O Cais Cristo dispõe de intérpretes e realiza cursos de Libras desde 2008. Nesta edição do curso, foram capacitados 10 profissionais de diversas áreas da unidade de saúde. “Já faz seis anos que o Cais Cristo, através da enfermeira Valquíria Nascimento, começou a trabalhar com Libras. E a partir daí, os profissionais foram se interessando em fazer parte deste grupo e aprender a linguagem de sinais”, explica a diretora multiprofissional do Cais Cristo, Eliane Coutinho.

Eliane é, também, uma das alunas do curso de Libras e ressaltou os benefícios profissionais de passar pela capacitação. “Eu me sinto bastante honrada em participar de uma qualificação onde eu vou poder ajudar uma comunicação tão especial, que é a comunidade surda”, disse.

Ainda de acordo com a diretora, os cursos continuarão a ser realizados em 2015. “No próximo, além do Cais, nós vamos passar pela UPA Célio Pires de Sá, pelo Hospital Municipal Santa Isabel, entre outras unidades, qualificando os profissionais dos outros serviços, até que toda a Rede Municipal de Saúde tenha profissionais qualificados em Libras”, complementou. O Cais Cristo dispõe de intérpretes e realiza cursos de Libras desde 2008.

Já a coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Cristo, Verônica Navarro, ressaltou a importância do conhecimento da linguagem de sinais para o atendimento dos usuários surdos. “Nós temos um dia a dia muito próximo a este público, o que nos permite melhorar e fixar o conteúdo aprendido. A necessidade de comunicação com eles é muito grande, são muitos usuários que nos procuram, uma vez que ofertamos no CEO o atendimento à Pacientes com Necessidades Especiais (PNE)”, enfatizou a coordenadora.

Inovação – O projeto ‘Mãos que Multiplicam Saúde’ é uma iniciativa pioneira da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, na perspectiva de incluir a população surda nos serviços de saúde do município. Esse projeto é coordenado pela área técnica da pessoa com deficiência, sendo composto por cinco intérpretes de Libras e tem como finalidade a difusão do conhecimento das libras, buscando o fortalecimento da rede de atenção à pessoa com deficiência, através da inclusão.