Sedes abre 1º Circuito de Férias e Mostra de Arte e Cultura

Por - em 541

Com atividades de dança e música, a Secretaria de Desenvolvimento  Social – Sedes, abriu na tarde desta quarta-feira (14), o  1º Circuito de Férias, Verão e Fortalecimento de Vínculos destinado às crianças e adolescentes assistidos nos onze Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, de João Pessoa.

A solenidade de abertura, realizada no Esporte Clube Cabo Branco,  reuniu mais de 1 mil pessoas entre usuários, familiares, equipes de educadores, coordenadores e monitores dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

A secretária Marta Moura, do Desenvolvimento Social, presidiu a abertura do Circuito de Férias. Na ocasião destacou a importância do projeto.  “O Circuito de Férias tem como principal objetivo estabelecer vínculos, tendo como elemento principal o fortalecimento do vínculo familiar e resguardar as nossas crianças e adolescentes”, evidenciou.

O secretário Adjunto da Sedes, Joubert Fonseca, também saudou os presentes, lembrando que num momento em que a sociedade assiste tantas notícias negativas, a Prefeitura de João Pessoa está mostrando que cuida de seus jovens e adolescentes. “Está gerando atividades na busca de uma sociedade mais justa, mais cidadã em todos os territórios dos CRAS”.

Expectativas – O jovem Jonatas dos Santos Paulino, 18 anos, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Cruz das Armas, disse que está muito satisfeito com ação. “Pela primeira vez vamos ter um circuito de férias com muitas atividades recreativas, estamos muito ansiosos”, destacou. Ele participa dos programas da Sedes desde criança. É ex aluno do Programa de Erradicação do trabalho Infantil – PETI.

Alana Gonçalves, 14 anos, do Peti Mangabeira, também está cheia de expectativas com relação ao Circuito de Férias. “Queremos que seja tudo muito alegre e em paz”, destacou.

A coordenadora da Proteção Social Básica, Cízia Romeu, explicou que o circuito objetiva proporcionar atividades socioeducativas para as crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

“Esse projeto afirma como estratégia de garantir o direito de brincar, ao lazer, esporte e recreação com as crianças e adolescentes na idade entre 6 e 18 anos, protegendo-os de quaisquer violações de direitos”, definiu.

Grupos  – A programação cultural de abertura  do evento foi iniciada com a apresentação do Grupo de Idosos do SCFV – Colibris, que apresentou uma dança folclórica com exibição de xaxado, forró e coco de roda. Em seguida houve a apresentação do Grupo de Percussão formado por crianças e adolescentes dos Núcleos de Mandacaru, Padre Zé Cruz das Armas.

Durante a abertura do evento, a Sedes também apresentou os planos de Ação Social dos onze Territórios dos CRAS, mostrando o que as equipes estão fazendo nas áreas e orientando o que se irá fazer no decorrer do ano.

Em seguida houve a realização de um culto ecumênico, com a participação de representantes de vários segmentos religiosos.

Presença – O evento contou ainda com a presença da representante da Vara da Infância e Juventude, Vitoria Regia de Oliveira; a coordenadora da Proteção Social Básica, Cízia Romeu, o deputado estadual Anísio Maia, a diretora de Intercâmbios Sociais Internacionais, Letícia Oliveira Batista, a representante da Federação Espírita, Áurea Lúcia e equipes técnicas e sociais da Sedes.

Colônia de Férias – O Projeto apresenta -se como uma das estratégias para proteção às crianças e adolescentes no período das férias, onde estas ficam mais suscetíveis às situações de riscos sociais, especialmente o trabalho infantil e à exploração sexual.

Durante os meses de janeiro e fevereiro, a meninada, sob a coordenação de uma equipe de educadores, participará de jogos esportivos, brincadeiras, cinema e atividades culturais.

Programação das atividades

16 e 17/01/15 – Passeios turísticos: “Bica”, Piollin, Ong Olho do Tempo – Evotre e Cejube.

19 a 24 /01/15 – Cinema no Cine Tambiá para todas as crianças e adolescentes do SCFV.

26 a 30/ 01/15 – Torneios Esportivos no Unipê.

02 a 06/ 02/15 – Atividades carnavalescas com foco na proteção de crianças e adolescentes.

Com destaque para o dia 03/01 – participação no Dindin de Manga.

14/01/15 à 20/02/15

Intensificação das abordagens sociais do Ruartes;

Atendimento especializado nos CREAS;

Inserção imediata nas atividades dos serviços de convivência