Encontro discute melhorias e adequação de comerciantes do Parque Solon de Lucena

Por - em 565

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) estiveram reunidos com comerciantes e permissionários de quiosques e fiteiros do Parque Solon de Lucena na manhã dessa quinta-feira (22). O encontro aconteceu no auditório da Funjope, com o objetivo de dialogar sobre os procedimentos relacionados ao cumprimento do Código de Posturas do Município.

Os comerciantes dos 42 quiosques e 21 fiteiros instalados na área foram convocados para a reunião. Na oportunidade foi ressaltada a importância da desobstrução de áreas de passeio público, como também o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a associação dos comerciantes e a Sedurb.

O encontro dá prosseguimento à operação de reordenamento iniciada no último dia 12 desse mês, relativa ao comercio informal desenvolvido no Centro da cidade. Foram exibidos registros de ocupação, inclusive de forma irregular, desobedecendo algumas regras do Código de Posturas do Município e também do TAC firmado com os próprios comerciantes. Eles puderam tirar dúvidas sobre os procedimentos adequados de uso dos espaços públicos e discutir melhoramentos de espaços físicos e visuais.

Para o presidente da Associação dos Comerciantes e Ambulantes do Parque Solon de Lucena (ACAPSL), Juarez Marques, é fundamental discutir a situação dos ambulantes para melhorar as condições de trabalho da categoria. “O que nós queremos é ter oportunidades e atuar em parceria com a Prefeitura para que tanto a população quanto os comerciantes possam ter acesso ao Parque da melhor forma possível. Conversando encontraremos a melhor solução para todos”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Hildevânio Macedo considerou a reunião positiva, especialmente pelo interesse e colaboração demonstrados pelos comerciantes. “A orientação do prefeito Luciano Cartaxo tem sido a de promover o diálogo e fundamentalmente promover ações em benefício da cidade de João Pessoa e da qualidade de vida da população. Essa é a estratégia que a gente tem usado desde o início da gestão na Sedurb e que tem surtido efeitos práticos e resultados concretos”, disse.

O presidente da Associação de Quiosques do Parque Solon de Lucena (AQPSL), Arnauld Alcântara, enfatizou que existem muitas invasões de vendedores de frutas e verduras na área devido a ajuda dos próprios permissionários, por meio da doação de cadeiras e mesas para o trabalho. “É preciso discutir o ordenamento do local porque vários pontos precisam ser esclarecidos e a fiscalização precisa estar atenta às invasões porque nos prejudicam e ocupam áreas não permitidas, atrapalhando o fluxo de pessoas e o nosso comércio”, afirmou.

Ao final do encontro ficou acertado que até o próximo domingo (25) equipes de fiscalização devem estar visitando os comerciantes, identificando irregularidades e promovendo a regularização necessária, com a ajuda de servidores e estrutura de transporte para a remoção de mercadorias.