SMS lança campanha contra o tabagismo com ações de conscientização
A Paraíba tem 453.546 fumantes, sendo 89.784 em João Pessoa, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Só nos últimos dois anos, 734 pessoas morreram no Estado em decorrência de câncer de brônquios e pulmões.
Para alertar a população sobre os perigos do hábito de fumar, a área técnica de doenças e agravos não transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou na manhã desta sexta-feira (30), no Ponto de Cem Reis, a campanha de luta contra o tabagismo, que esse ano tem como slogan “A lei antifumo agora é Federal”. A iniciativa procura chamar a atenção para os cuidados com a saúde e condição dos fumantes ativos e passivos.
Durante o lançamento da campanha foram ofertados a população serviços como o teste de espirometria, que detecta possíveis problemas pulmonares; teste de Fargestron, que mede o grau de dependência do fumante, além do apoio psicológico e distribuição de material educativo.
“Estamos procurando conscientizar a população sobre os malefícios que o cigarro traz à saúde para que eles entendam a importância de deixar o vício e busquem ter uma melhor qualidade de vida”, comentou Niviane Ribeiro, técnica em Doenças e Agravos não Transmissíveis da SMS.
A zeladora Cleide Mendes, de 51 anos começou a fumar com 11 anos, observando os pais e agora está decidida em largar o vício. “Eu sei que o fumo assim como a bebida não beneficia ninguém. Sempre vemos várias doenças relacionadas ao tabaco, então coloquei na cabeça que preciso parar de fumar”, disse a usuária que foi ao evento buscar auxílio para o tratamento. “Não quero ter nenhum tipo de doença por consequencia de uma atitude irresponsável minha. Quero viver muito ainda, ver minha filha casada e ter muitos netinhos”, completou.
Acesso – Para prestar assistência às pessoas que tenham vícios com cigarros, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) dispõe de um serviço especializado para o tratamento do tabagismo. O serviço é realizado pela SMS nos Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais), na USB Mandacaru e no Caps AD David Capistrano.
Na rede municipal de saúde já foram atendidos 1.662 usuários, desses, 743 deixaram de fumar.
Doenças – O cigarro é composto por cerca de 4.720 substâncias tóxicas. Segundo o pneumologista da SMS Sebastião Costa, entre as principais doenças causadas pelo fumo, destacam-se o câncer de pulmão, enfisema pulmonar, infarto e doenças coronarianas como a angina. “De cada 100 pessoas que desenvolvem câncer no pulmão, 90 são fumantes ativos. Dos que restaram, quatro consome a droga passivamente”, ressaltou. Especialistas alertam que o uso do cigarro também causa impotência sexual.
Lei Antifumo – A lei 12.546 conhecida como lei antifumo, válida em todo o País, proíbe fumar cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como hall e corredores de condomínio, restaurantes e clubes, mesmo que o ambiente esteja parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou até toldo.
Por meio desta lei, também fica proibido qualquer tipo de propaganda que induza ao consumo do tabaco. As sanções impostas aos ambientes que descumprirem a legislação incluem multa e fechamento do estabelecimento.
Confira os endereços e telefones dos Centros de Referência para o tratamento contra o fumo em João Pessoa:
Cais Cristo – Rua Olívia de Almeida Guerra
Telefone: 3214-2623
Cais Mangabeira – Rua Romário C. de Moraes
Telefone: 3213-1909
Cais Jaguaribe – Rua Alberto de Brito
Telefone: 3214-4075
USF Mandacaru – Rua Mascarenhas de Morais
Telefone: 3214-7143
Caps AD David Capistrano – Rua José Soares, Rangel
Telefone: 3218-5244.