Sedurb desenvolve ação que visa sustentabilidade e segurança em eventos

Por - em 397

Garantia de sustentabilidade ambiental e segurança econômica e social. É embasada nesses pilares que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), realiza desde junho do ano passado, uma atividade que já é característica do calendário de eventos da Cidade: a troca de vasilhames de vidro por garrafas de plástico. O objetivo é garantir a integridade de comerciantes, turistas e da população no sentido de evitar acidentes ocasionados pelo uso de vasilhames de vidro durante os eventos promovidos pelo Município.

As abordagens são realizadas de forma educativa, através de tendas montadas em pontos de estratégicos durante dos eventos. Os profissionais orientam sobre a importância da troca e enfatizam o valor social da ação. “Procuramos mostrar como funciona esse trabalho, explicamos o encaminhamento dado ao material e muitas pessoas colaboram e até elogiam o que fazemos. Isso é bem gratificante”, ratifica a agente da Sedurb, Edjane Freire.

Para o diretor de Controle Urbano, Flávio Moreira, as tendas já se tornaram o diferencial em eventos realizados pelo Município. “A ação é um sucesso. Pudemos perceber durante o Réveillon e o Extremo Cultural a grande aceitação e incentivo da população. Podemos dizer com toda a certeza que essa foi uma novidade muito grata promovida pela Prefeitura”, ratificou.

O educador físico Leandro Lima esteve no encerramento do Extremo Cultural e realizou a troca dos vasilhames de vidro na tenda montada pela Sedurb. Para ele, o aspecto segurança pesou na hora da troca. “Nesse mundo de violência que vivemos hoje, esse vidro acaba se tornando uma arma nas mãos de pessoas mal intencionadas. Então para a nossa própria segurança é importante estar com garrafas plásticas”, concluiu.

Mais de 5.000 trocas – Durante o Réveillon foram realizadas mais de 5.000 trocas de garrafas de plástico por recipientes de vidro. O material é encaminhado a cooperativas e associações vinculadas a Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur), como a Associação Acordo Verde, localizada no Galpão de Coleta Seletiva dos Bancários. A responsável pelo galpão, Maria do Desterro Silva, falou do retorno obtido através do projeto. “Essa ação ajuda muito as pessoas que trabalham com reciclagem, principalmente a associação que trabalho, porque os catadores tiram o sustento disso. É mais uma opção para eles, pois todo material recolhido é levado ao galpão, negociado e partilhado. Estamos participando de todas as festas promovias pela Prefeitura e temos boas expectativas agora com a chegada do Folia de Rua”, afirmou.

No período de prévias carnavalescas devem ser montadas estruturas para troca nos principais pontos de acesso dos blocos, como o Corredor da Folia, na Avenida Epitácio Pessoa, Ponto de Cem Réis e Avenida Beira Rio. Para o secretário de Desenvolvimento Urbano, Hildevânio Macedo, a expectativa é que no período haja uma interação do público tão boa quando a obtida durante o Réveillon. “Nós estamos muito felizes com a receptividade das pessoas quanto a essa ação, especialmente porque estamos garantindo em um único gesto, a promoção da sustentabilidade ambiental, a segurança e também a melhoria do trabalho realizado pelos catadores. A intenção é dar qualidade de vida ao cidadão e promover uma nova filosofia de governo”, disse.