SMS realiza monitoramento dos cartões de vacinação infantil com visitas domiciliares

Por - em 372

DSC_0328A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio do Setor de Imunização realizou durante este sábado (28), o monitoramento dos cartões de vacinação infantil das crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos. O monitoramento que aconteceu com visitas domiciliares rastreou em média 2.850 crianças de 62 bairros diferentes.

De acordo com coordenadora do Setor de Imunização, Chiara Dantas, essa ação tem como objetivo checar os cartões de vacinação, conscientizar os pais sobre a importância da constante atualização dos cartões além de orientar sobre cuidados gerais e específicos com a saúde da criança.

O operador de máquinas Luís Fernando sempre se preocupou em manter o cartão de vacinação do filho João Pedro, de três anos, atualizado. Neste sábado ele recebeu uma equipe da SMS que trabalhava no monitoramento e mostrou com orgulho o cartão de vacinas do filho.

“Estou sempre observando como está o cartão e lembrando minha esposa de levar ele ao posto caso seja necessário, além de sempre participar das campanhas” comentou Luís Fernando.

Já no cartão da pequena Jamile, de um ano e seis meses, faltavam algumas doses de vacinas referentes à idade. Na ocasião a equipe de saúde que visitou a casa dela aproveitou a oportunidade para ministrar algumas vacinas que faltavam e orientaram os pais da criança a leva-la ao posto de saúde do bairro.

“As campanhas são ótimas porque nos fazem lembrar da vacinação, mas outras vacinas que tem outras doses e reforços a gente acaba esquecendo por não estar olhando o cartão todos os dias, a imunidade da minha filha também é muito boa, então ela nunca adoece e assim fica difícil levar ela ao posto e ficar sabendo que está faltando alguma vacina” comentou a dona de casa Geyse Silva, mãe da pequena Jamile.DSC_0307

Assim como Jamile, outras crianças que estavam com a carteira desatualizada foram vacinadas, principalmente as que não compareceram aos postos durante a campanha contra Poliomielite e Sarampo.

A enfermeira da SMS, Cynthia Guedes explica que além da atualização dos cartões de vacina e da vacinação in loco, o monitoramento traz a oportunidade de conversar com a comunidade e orientar melhor e com mais calma os pais e responsáveis.

“Muitas mães trabalham o dia todo e não tem como levar as crianças aos postos, com essa visita é como se o posto de saúde estivesse vindo até eles, e a comunidade gosta disso, as pessoas acabam se sentindo mais cuidadas e notam a preocupação da secretaria de saúde com eles” comentou a enfermeira.

Ao todo se envolveram no monitoramento 114 equipes formadas por um enfermeiro, um técnico em enfermagem e um agente de saúde.

Vacinação em dia – A população pode acompanhar no aplicativo ‘Vacinação em Dia’ seu cartão de vacinação e manter a imunização atualizada. O objetivo da ferramenta é estar presente no cotidiano dos cidadãos por meio do dispositivo móvel, com informações necessárias para garantir a vacinação do cidadão e sua família.

O aplicativo está disponível para usuários do sistema android. Para fazer download, o usuário pode acessar a página de aplicativos do Governo Federal e clicar no link do android, sendo encaminhado para a loja virtual onde poderá fazer o download gratuito.