Prefeitura já retirou 200 famílias de áreas de risco no Bairro São José

Por - em 901

JPemação_bairrosaojosé_foto_RafaelQueiroz (137)A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) já retirou 200 famílias que habitavam áreas com risco de enchentes no Bairro São José. A ação faz parte do projeto de revitalização do bairro, e também da estratégia de ação para a prevenção de desastres naturais: o projeto João Pessoa em Ação. As atividades, que vão se concentrar na localidade durante a semana, foram acompanhadas pelo prefeito Luciano Cartaxo, na manhã desta terça-feira (17).

“Estamos fazendo um trabalho preventivo que, desde o ano passado, tem conquistado resultados significativos”, destacou Luciano Cartaxo. “Conseguimos retirar 200 famílias das áreas de risco e outras 70 deverão deixar a mesma situação em breve para que possamos dar início às obras que vão garantir a construção de um novo Bairro São José. Queremos superar os problemas históricos e garantir uma vida melhor para as pessoas”, complementou o prefeito.JPemação_bairrosaojosé_foto_RafaelQueiroz (115)

As famílias retiradas das áreas de risco serão beneficiadas com novos apartamentos dentro do projeto de reurbanização do Bairro São José. Na primeira etapa, serão construídas 336 unidades, além de equipamentos sociais como creches, Centros de Referência em Assistência Social (Cras), quadras poliesportivas, canteiros e praças. Até a entrega dos apartamentos, os moradores que deixaram suas casas estarão inseridos no programa de auxílio moradia.

João Pessoa em Ação – Em paralelo aos trabalhos de reurbanização, o Bairro São José tem recebido os técnicos do projeto João Pessoa em Ação. Durante toda a semana, eles estarão na região realizando intervenções que têm como objetivo minimizar o efeito das chuvas, evitando incidentes como alagamentos, o que acontecia frequentemente com as enchentes do Rio Jaguaribe.

JPemação_bairrosaojosé_foto_RafaelQueiroz (150)Entre as intervenções realizadas está exatamente o desassoreamento do rio. “No ano passado já fizemos uma limpeza do rio, mas este ano estamos indo além com o desassoreamento, que vai diminuir o risco de enchentes”, explicou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Noé Estrela.

Serviços – Outros serviços realizados são desobstrução de galerias pluviais, remoção de escombros, supressão e poda de árvores vulneráveis, capinação e demolição de imóveis irregulares ou interditados. Até o final da semana, os serviços serão implementados também nos bairros de Manaíra e João Agripino, e na comunidade Chatuba.

O programa JP em Ação conta com a participação de 120 técnicos das secretarias de Infraestrutura, Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social, que trabalham sob a coordenação da Defesa Civil.JPemação_bairrosaojosé_foto_RafaelQueiroz (5)

Os cidadãos de qualquer bairro podem solicitar os serviços da equipe por meio do telefone 0800 285 9020, que funciona 24 horas.