Educação renova parceria com os programas #Tamojunto e Jogo Elos

Por - em 1118

A continuação do programa #Tamojunto e o Jogos Elos foram renovadas nesta segunda-feira (30) junto o Ministério da Saúde. Os programas visam à prevenção das drogas no ambiente escolar, nas escolas da rede municipal de ensino de João Pessoa.

A pactuação foi firmada durante uma reunião realizada no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, entre a secretária de Educação e Cultura de João Pessoa, Edilma Ferreira da Costa; a coordenadora do Projeto de Prevenção ao Uso do Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde, Raquel Turci Pedroso; e a coordenadora geral de Políticas de Prevenção do Ministério da Justiça, Andrea Leite Ribeiro Valério. Também participou a coordenadora de Saúde Mental da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Janaína D’Emery.

O objetivo da renovação é dar continuidade a programas de prevenção às drogas em escolas da rede municipal é buscar reduzir o consumo regular ou abusivo de álcool e outras drogas, adiar o primeiro uso e prevenir a transição do uso esporádico para o uso frequente.

Na Capital, o programa #Tamojunto foi pactuado pelas Secretarias de Educação e Saúde da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e é voltado para estudantes do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II,

O programa busca de forma interativa e dinâmica trabalhar com os alunos em sala de aula três eixos como habilidade de vida, respeitar o outro, saber ouvir e se comunicar, ser mais seguro na hora de fazer as escolhas próprias. Os outros eixos de sustentabilidade é a informação sobre drogas e pensamento crítico frente às crenças normativas dos educandos que participam das aulas.

O #Tamojunto será aplicado este ano em 15 escolas da rede municipal e irá atingir aproximadamente dois mil alunos.

Jogo Elos – Voltado para atende crianças de 6 a 10 anos. O Jogo Elos tem como objetivo trazer para sala de aula relações mais harmoniosas e cooperativas entre os estudantes, como também entre os alunos e professores.

O Jogo Elos tem um tempo de 10 a 30 minutos e é aplicado três vezes por semana. São quatro regras: se expressar de forma adequada, respeitar o outro, seguir os acordos quanto aos seus lugares e seguir as instruções da atividade.