No Dia da Saúde, ação da SMS alerta para importância da atividade física

Por Luís Sousa - em 501

diadasaude_foto_mazinhogomes (6)

Luís Sousa

“Quem busca qualidade de vida não pode ficar parado”. Este foi o lema das ações realizadas entre a tarde e a noite desta terça-feira (7), na Praça da Paz, nos Bancários, em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, e ao Dia Mundial da Atividade Física, celebrado nesta segunda-feira (6). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Projeto João Pessoa Vida Saudável (JPVS), foi uma das organizadoras do evento.

“Estão sendo oferecidas diversas atividades para alertar a população sobre a importância de se ter qualidade de vida, através da atividade física. Estamos incentivando uma vida saudável e propondo que as pessoas saiam do sedentarismo, que é o causador de diversas doenças crônicas, como a obesidade, que também leva a hipertensão, diabetes, entre outros”, relata o educador físico Fábio Cordeiro, que é um dos coordenadores do Projeto João Pessoa Vida Saudável (JPVS).

Quem passou pela Praça da Paz recebeu orientações de nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas e outros profissionais, sobre os benefícios da prática regular de atividades físicas, alongamento e postura correta, além de segurança alimentar. Também foi possível calcular o Índice de Massa Corporal (IMC), saber mais sobre a própria saúde e ainda participar de aulas de ginástica e dança, circuitos, futsal, futebol, vôlei e apresentações culturais.

A busca pela cura da depressão levou Leoneide Lira, de 55 anos, e Maria das Graças, de 52 anos, moradoras do bairro do Bessa, ao João Pessoa Vida Saudável. Elas, que apesar da história de vida parecida, nem se conheciam antes do projeto, hoje são amigas e vieram juntas participar das atividades na Praça da Paz.diadasaude_foto_mazinhogomes

“Estava deprimida, por conta da perda da minha mãe, e precisava de algo que mudasse a minha vida. Fiquei sabendo das atividades na praça e resolvi participar, isso há alguns anos atrás. Foi no projeto que eu me encontrei. Hoje além das aulas nas praças, caminho na praia e faço muita coisa. Sou outra pessoa”, conta Leoneide Lira.

Maria Graças também relata a importância da atividade física, no reestabelecimento de sua saúde. “Eu fiquei dois meses com meu irmão no hospital e isso me fragilizou emocionalmente. A atividade física me deu ânimo e me trouxe novas amizades. Já convidei várias amigas para o João Pessoa Vida Saudável. Os professores são ótimos. Todos deveriam participar”, conclui.

A ação na Praça da Paz foi promovida em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Esportes, Secretaria Estadual de Saúde, Faculdade de Ciências Médicas, Conselho Regional de Nutrição, Emater e Sesc.