Ação em combate à hipertensão leva serviços de saúde ao Ponto Cem Réis

Por - em 485

Thibério RodriguesD R T . R J . 15855.

Uma ação em alusão ao Dia Nacional de Combate e Controle da Hipertensão Arterial levou serviços de saúde ao Ponto Cem Réis para alertar a população sobre os perigos da doença e os benefícios de uma pressão saudável. A atividade promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aconteceu na manhã desta sexta-feira (24).

O aposentado Glauco Vasconcelos passava pelo local e aproveitou para fazer a aferição de pressão arterial e a verificação de glicemia. “É importante aproveitar momentos como este para ter uma noção de como está nossa saúde, já que no dia-a-dia acabamos nem dando tanta atenção”, disse.

Assim como ele, a dona de casa Severina Barbosa também visitou a ação. Ela é hipertensa, mas procura sempre tomar os cuidados necessários. “Tento seguir corretamente as indicações médicas para não ter problemas mais graves de saúde”, afirmou.

De acordo com a coordenadora de hipertensão e diabetes da SMS, Ana de Lourdes Oliveira, alguns cuidados são essenciais para evitar a doença. “É fundamental desenvolver hábitos saudáveis como o controle do peso, alimentação balanceada, prática de atividades físicas de forma regular, redução do consumo de sal nas refeições e evitar bebidas alcoólicas”, disse.

Além da aferição de pressão arterial e a verificação de glicemia, a atividade disponibilizou ainda orientações sobre saúde bucal, testes relacionados ao tabagismo e terapias com massagens, floral e reike. O evento é uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Sociedade Paraibana de Cardiologia e Faculdade de Ciências Médicas.

Para Niviane Ribeiro, coordenadora da área de doenças e agravos não transmissíveis da SMS, é importante orientar a população envolvendo os diversos setores da saúde de forma integrada. “O principal é promover a saúde como um todo. Estamos oferecendo o teste do monoxímetro para saber o grau de monóxido de carbono existente nos pulmões, assim como o fargestron para saber o grau de dependência do fumante, pois o tabagismo é um dos fatores de risco da hipertensão”, disse.

Serviços – A Secretaria de Saúde de João Pessoa oferece atividades de forma integrada dentro de seus serviços para reduzir os fatores de risco da hipertensão. Problemas como o tabagismo, alcoolismo, obesidade, entre outros, são trabalhados nas ações de promoção e prevenção desenvolvidas pelas equipes de saúde da família, assim como em serviços especializados nos centros de atenção integral à saúde (Cais).????????????????????

Para combater o sedentarismo e incentivar a prática de atividades físicas, a rede municipal de saúde desenvolve, também, projetos como o João Pessoa Vida Saudável, Academia da Saúde e as Práticas Integrativas e Complementares.

Dados – A hipertensão arterial sistêmica é um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a prevalência da doença no Brasil varia entre 22% e 44% para adultos (32% em média), chegando a mais de 50% para indivíduos com 60 a 69 anos e 75% em indivíduos com mais de 70 anos.

Segundo a coordenadora de hipertensão e diabetes da SMS, Ana de Lourdes Oliveira, os dados mais atualizados do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) do Ministério da Saúde apontam que João Pessoa tem 59.161 hipertensos cadastrados para o acompanhamento das equipes de Saúde da Família.

Hipertensão – A hipertensão arterial é uma doença crônica determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos. Pessoas que têm familiares hipertensos, que não têm hábitos alimentares saudáveis, ingerem muito sal, estão acima do peso, exageram no consumo de álcool ou são diabéticas têm mais risco de desenvolver a hipertensão.

Como evitar – As principais formas de se evitar a hipertensão são: manter o peso em níveis adequados; reduzir o consumo do sal; praticar atividade física de forma regular; controlar o estresse; abandonar o fumo; moderar o consumo de álcool; e evitar alimentos gordurosos e consumir alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.