Centro de Referência estimula a inclusão e o aprendizado para pessoas com deficiência

Por Luiz Carlos Lima - em 1910

CRpessoacomdeficiencia_foto_gilbertofirmino (157)Aprendizagem, inclusão e esperança. Três palavras presentes no cotidiano de 255 beneficiados que mensalmente desenvolvem alguma atividade no Centro de Referência Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência (CRMIPD) da Prefeitura de João Pessoa. Seja física ou intelectual, portadores de algum tipo de deficiência entram em contato com equipe multidisciplinar formada por mais de 40 profissionais. São lições diárias de autoestima e superação. O resultado ultrapassa as barreiras da inclusão e constrói uma relação de afeto entre os funcionários, pacientes e familiares.

Há seis anos a aposentada Juliana Araújo de Souza acompanha o neto de dez anos em visitas, por duas vezes semana ao CRMIPD. Durante esse tempo, a aposentada se sente orgulhosa de frequentar o local e ser testemunha da evolução do neto. “Ele era muito agitado e até agressivo. Com a paciência da equipe ele consegue ter uma sociabilidade muito melhor. Eu devo muito ao Centro”, disse. O neto da aposentada é portador de distúrbio intelectual.

Durante dois dias na semana, a auxiliar de produção Juraci da Silva também tem encontro marcado no CRMIPD. O motivo é o CRpessoacomdeficiencia_foto_gilbertofirmino (39)acompanhamento do filho de 13 anos, que há um ano, foi encaminhado ao local e, hoje, utiliza quatro serviços: Educação Física, sala de recurso, música e arteterapia. “O atendimento aqui é nota dez. Não consigo imaginar como teria sido meu último ano sem as visitas aqui. O atendimento foi fundamental para o desenvolvimento do meu filho e sou muito grata a toda a equipe”, disse.

Capacitar para a independência – O atendimento realizado no Centro de Inclusão é feito após uma triagem de avaliação. Os usuários recebem atendimento individualizado ou em grupo, em um ou mais tipos de terapia ou de capacitação para o trabalho, sob a responsabilidade de cada setor específico, em um ou dois dias na semana. São oferecidas três refeições diárias para os usuários e responsáveis.

Durante a estadia no local, todos os pacientes são encorajados a serem independentes. Dentro de cada limitação, os profissionais buscam apontar caminhos para que os pacientes não façam de suas limitações, seja física ou intelectual, um empecilho para desenvolver uma série de atividades.

CRpessoacomdeficiencia_foto_gilbertofirmino (203)Uma das coordenadoras do Centro, Nadja Núbia, explica que a função do Centro é capacitar os pacientes. “Trabalhamos diversas formas de torná-los independentes. É um tratamento totalmente individualizado, cujo resultado tem o objetivo de inseri-los em atividades que, normalmente, eles não conseguiriam em virtude da deficiência”, disse.

Nova estrutura – o Centro existe há dez anos. No entanto, durante nove deles, os usuários eram atendidos na antiga estrutura, localizado na Avenida Monsenhor Walfredo Leal, em Tambiá. Com a mudança, há cerca de um ano, o local passou a funcionar na Rua Coronel Otto Feio da Silveira, 161, no Conjunto Pedro Gondim. Os usuários passaram a ter acesso a uma estrutura diferenciada. O local conta com refeitório, biblioteca, brinquedoteca, cineminha, setor médico, sala de recursos, jardim com playground recepção e coordenação.

Uma das coordenadoras do local, Sônia Janielle, explica com a mudança da estrutura, o Centro conseguiu ampliar o número de atendimentos. “Temos um local muito mais adequado e com toda a infraestrutura necessária. Agora conseguimos atender mais pessoas e com muito mais qualidade e conforto”, explica.

Outro destaque da estrutura é a piscina, onde os pacientes podem fazer Fisioterapia e Educação Física adaptada. Outros serviços oferecidos são os de Fonoaudiologia, Psicologia, Psicopedagogia, Enfermagem, Serviço Social, Arte Terapia, Música e aulas de Libras.

Atendimentos Especializados – A equipe multidisciplinar do CRMIPD oferta atendimentos especializados nas áreas de; CRpessoacomdeficiencia_foto_gilbertofirmino (419)Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Arteterapia, Educação Física Adaptada, Musicoterapia, Libras, Psicopedagogia (Briquedoteca e Atendimento Educacional Especializado -AEE), Pediatria, Enfermagem, Assistência Social e Advocacia. O Centro é uma ação pioneira da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e integrada entre as Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), de Saúde (SMS) e de Educação e Cultura (Sedec).

Para a Coordenadora do CRMIPD, Juliana Texeira, é gratificante ajudar as pessoas que necessitam desse trabalho. “A Prefeitura de João Pessoa vem investindo não apenas na melhoria física do Centro, mas na capacitação do grupo de funcionários e profissionais em diversas áreas para oferecer o melhor atendimento de forma gratuita”, afirmou.

Funcionamento

– Rua Coronel Otto Feio da Silveira, 161, no Conjunto Pedro Gondim

– Funciona de segunda à sexta-feira, nos turnos da manhã (8h às 12h) e à tarde (13h às 17h)

– Informações no telefone 3218-9807

Profissionais envolvidos

-Fonoaudiólogo

– Assistente Social

– Psicopedagogo

-Fisioterapeuta

-Médicos

– Arterapeutas

-Terapeutas Ocupacionais

-Educador Físico

-Intérprete de Libras

-Instrutor de Libras

Estrutura

Refeitório

Biblioteca,

Brinquedoteca

Cineminha

Setor médico

Sala de recursos

Jardim com playground

Recepção e coordenação.