Projeto incentiva formação de atletas e estimula crianças e adolescentes a ficar longe das drogas

Por Eliabe Castor - em 1181

esportena escola_foto_manoelmartiliano (80)O olhar na fita que passeia sobre o seu corpo em pura concentração mostra a disciplina, empenho, beleza e talento da atleta de ginástica rítmica Shirley Asley (18), que compõe a equipe da modalidade inserida no projeto Abraçando o Esporte, da Secretaria Municipal de Educação de João Pessoa. Graduanda em Educação Física, a jovem deu seus primeiros passos no tablado aos sete anos e, ao longo da sua carreira, vem colecionando medalhas, como a última, conquistada no ano passado na Copa Cei, no estado do Rio Grande do Norte, obtendo o terceiro lugar entre 120 competidoras.

A história de sucesso da atleta também é um exemplo de vida. Filha de pais separados, quando enveredou no esporte recebeu o apoio incondicional das professoras Kátia Calzavara e Sonaly Lucena, ambas professoras e técnicas de ginástica rítmica do Projeto. “Quando Shirley começou, falava que preferia estar aqui, pois muitas vezes passava fome e até era agredida por familiares”, disse Sonaly Lucena, demonstrando felicidade e sentimento de gratidão por participar de forma positiva na vida da atleta.

Seguindo os passos de Shirley Asley, outra prata da casa vem se destacando no cenário da ginástica rítmica regional. Trata-se da estudante Mariana Gomes, que estuda no colégio municipal Fenelon Câmara. Com apenas 12 anos, ela representou a Paraíba nos Jogos Escolares Brasileiros em 2011. Já Soraia da Costa dos Santos Silva, 9 anos, estudante da escola Carlos Neves da Franca, foi bem específica: “Eu adoro essa espaço, a ginástica. Só falto quando estou doente”, disse a criança, arrancando um sorriso da mãe, Suênia da Costa, que reside no José Américo.esportena escola_foto_manoelmartiliano (34)

“Eu não teria condições de pagar para minha filia praticar um esporte, e o Projeto permite isso. Graças a Deus o rendimento dela na escola melhorou, ela está feliz, eu também estou. Todos na família estamos felizes”, revelou Suênia da Costa em tom emocionado. Seguindo o mesmo diapasão da mãe de Soraia Costa, Maria da Penha Aranha da Silva, que matriculou seu filho Maurício Magno Aranha Carneiro, 11 anos, na modalidade natação, senti-se gratificada com a oportunidade dada pelo projeto Abraçando o Esporte.

“Acompanho meu filho todos os dias das aulas. Ele está muito feliz e eu também. Você sabe como está o mundo hoje. Crianças com idade até menor que a de Maurício já estão envolvidas com as drogas, e aqui ele está protegido disso”, observou Maria da Penha, cuja opinião foi reforçada por várias mães e pais que estavam presentes na hora da aula.

esportena escola_foto_manoelmartiliano (108)Todos os professores envolvidos no Projeto, como Martinho Jorge, responsável pela natação, observaram a importância da atividade enquanto prática esportiva que leva ao desporto, objetivando não só a repetição de exercícios físicos, mas o cuidado com a saúde, o aprimoramento da disciplina e a coordenação motora, agregando-se à sala de aula. “Tudo é voltado para oferecer ao aluno um espaço para melhorar sua auto estima”, salientou o educador, para em seguida lembrar que muitas crianças e adolescente provenientes de famílias de baixa renda encontram um novo horizonte para suas vidas com a prática desportiva.

O projeto – O projeto Abraçando o Esporte é oferecido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, por sua Secretaria de Educação. As modalidades são: ginástica rítmica, ginástica artística, natação e judô, além de natação para alunos especiais e hidroginástica para adultos. A experiência foi criada em 2013, e é destinada a alunos na faixa etária entre 7 aos 14 anos.

Todos os alunos recebem as vestimentas necessárias para as práticas desportivas, como quimonos e collants. As atividades são realizadas no complexo desportivo do Centro Administrativo Municipal (CAM), e todos os professores são devidamente capacitados para trabalharem com crianças e adolescentes. O coordenador do projeto, Edvaldo Pinheiro de Lucena explicou que, embora as atividades sejam direcionadas para a rede pública municipal de ensino, ela se estende, também, às unidades escolares particulares.

“Oitenta por cento dos atletas vêm dos nossos colégios, mas abrimos espaços para a comunidade”, observou Edvaldo Pinheiro. esportena escola_foto_manoelmartiliano (50)Atualmente são oferecidas 40 vagas para o judô, 100 para a ginástica artística, 80 destinadas à natação e 30 para a ginástica artística, que inclui equilíbrio na trave, solo, salto sobre o cavalo e barras, cuja parte técnica está com o professor Luciano Cardoso. Já o judô tem a orientação de Adjanilson Fernandes.

Como se inscrever – As inscrições para as modalidades são realizadas no início do ano letivo. Para tanto, os pais devem apresentar certidão de nascimento dos filhos, identidade e registro de matrícula escolar. Os documentos devem ser entregues na Coordenadoria de Esporte da Secretaria de Educação Municipal, situada no CAM. Telefone para contato: 8872-4356.

Horários – Natação: segundas quartas e sextas (manhã)

Ginástica rítmica: segundas quartas e sextas (manhã) – 8h às 11h30 (tarde) 14h às 17h

Judô: terças e quintas (manhã) – 8h às 11h (Tarde) – 14h às 17h

Ginástica artística: terças e quintas (manhã) – 8h às 11h (tarde) – 14h às 17h

A assiduidade, o desempenho escolar e o comportamento tanto no Projeto quanto na escola regular são fortes condicionantes da permanência da criança e adolescentes nas atividades planejadas.