Quinze mil pessoas já foram vacinadas contra gripe na capital
Mônica Melo
A campanha nacional de vacinação contra a gripe teve início no dia 4 de maio e até agora 15 mil pessoas foram imunizadas na cidade de João Pessoa. No último sábado (10), ocorreu o Dia D da campanha e na ocasião, nove mil pessoas receberam a dose da vacina na capital. “A adesão da população foi muito grande, precisamos reabastecer os postos inúmeras vezes”, comemorou a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Chiara Dantas.
Apesar do volume de doses aplicadas no último sábado, Chiara lembra que a meta é vacinar 155 mil pessoas. “Para apenas um dia, nove mil pessoas é um volume muito grande, mas ainda falta muita gente para ser vacinada”, afirma. Ela convida a população alvo a comparecer aos postos de saúde até o dia 22 de maio, quando será encerrada a campanha.
A vacinação precisa ser feita antes do inverno, que começa no mês de junho. “Com isso evitamos o adoecimento entre os grupos mais vulneráveis, que tem a imunidade baixa. A vacinação dessas populações reduziu o número de internações e complicações ocasionadas pela gripe”, explica.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a gripe foi responsável por 326 mortes no Brasil em 2014. No mundo, estima-se que ocorram 5 milhões de casos graves por ano, com 250 a 500 mil mortes. “As pessoas acham que é uma doença simples, mas pode levar até a uma pneumonia”, alerta Chiara. Além da pneumonia, outras infecções como sinusite, otite e bronquite também são complicações possíveis.
Entre os sintomas da gripe estão febre alta, dores no corpo, dores de cabeça, tosse, sensação de intensa fraqueza, calafrios, perda de apetite, dor de garganta, assim como náuseas e ardor nos olhos.
Podem se vacinar na rede pública crianças de seis meses a cinco anos, além de idosos, profissionais de saúde, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, índios, doentes crônicos e funcionários do sistema prisional.