Santa Isabel promove ações para conscientizar os profissionais sobre a higienização

Por - em 400

Rebeka Paiva

D R T . R J . 15855.

D R T . R J . 15855.

Visando conscientizar sobre a importância da higienização das mãos, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) tem realizado diversas atividades junto aos profissionais da saúde que trabalham no hospital.

A infectologista do Hospital Santa Isabel e integrante da comissão, Tatiana Vilar, explica que o principal objetivo das ações é barrar as infecções por germes hospitalares que são muito comuns e que causam diversas doenças como gripes, pneumonias.

De acordo com a enfermeira da CCIH, Mércia Guedes, a má higienização das mãos ainda é uma das principais formas de contaminação do paciente. “As mãos estão sempre em contato com todos os lugares e é ali onde se concentram os principais vetores de contaminação, os profissionais da saúde estão em contato direto com pessoas infectadas por várias doenças e saber higienizar bem as mãos é fundamental tanto para a saúde do paciente quanto a dele”, comenta Mércia.

A técnica de enfermagem, Josenice Araújo, participou de uma das atividades realizadas e elogiou a campanha. “Nós da área da saúde precisamos estar sempre pensando no bem estar do paciente. Essas atividades servem para nos alertar ainda mais para alguns cuidados básicos como lavar as mãos, mas que fazem toda a diferença para a saúde do paciente e nossa também”, disse Josenice.

As ações de conscientização tiveram inicio na manhã desta quarta-feira (13) e seguem até sexta-feira (15), data em que é celebrado o dia nacional de combate de infecção hospitalar. As atividades estarão sendo realizadas durante todos os turnos para que uma maior quantidade de profissionais possa participar, já que eles trabalham em escala de plantão.

Doenças causadas – A falta de higiene das mãos ou a higienização feita de maneira incorreta pode transmitir doenças bacterianas, como salmonela, shigella – que causa diarreia; vírus e bactérias de transmissão respiratória, como os vírus da gripe convencional ou H1N1; e protozoários, como ameba e giárdia, que provocam diarreia e vermes.

Técnica de lavagem das mãos:

Molhe as mãos com água;

Aplique na palma da mão uma quantidade de sabão suficiente para cobrir a superfície das mãos;

Ensaboe as palmas das mãos friccionando-as entre si;

Esfregue a palma da mão direita com o dorso da mão esquerda, entrelaçando os dedos, e vice-versa;

Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais;

Segurando os dedos, esfregue com movimentos de vai e bem o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta e vice-versa;

Esfregue o polegar esquerdo utilizando-se de movimentos circulares com o auxilio da palma da mão direita e vice-versa;

Fazendo movimentos circulares, friccione as polpas digitais e as unhas da mão direita contra a palma da mão esquerda, e vice-versa;

Enxague bem as mãos com água;

Seque as mãos com papel toalha descartável.