Secretaria de Saúde realiza Semana de Doação de Leite Materno a partir de segunda

Por - em 506

Luis Sousa

 

D R T .   R J . 15855.

D R T . R J . 15855.

O leite materno é o único alimento que o bebê precisa nos primeiros seis meses de vida. Mas muitas vezes, um parto prematuro ou um problema de saúde impedem que a mãe consiga produzir o leite necessário para o recém-nascido. Para auxiliar as mães e os bebês existe, na Rede Municipal de Saúde, o Banco de Leite Zilda Arns, que funciona no Instituto Cândida Vargas, no bairro de Jaguaribe. Mas para atender as demandas, o banco necessita de doações. Por isso, visando conscientizar as mães que amamentam, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, entre os dias 18 e 22 de maio, a Semana de Doação de Leite Materno. A abertura acontece nesta segunda-feira (18), a partir das 9h, com uma ação no cruzamento das avenidas Coremas e João Machado.

A semana faz parte de uma mobilização mundial. “Essa semana acontece todo o ano e tem o objetivo de incentivar a doação de leite materno. A doação é muito importante, pois ajuda, principalmente, aqueles bebês que estão em UTIs e que nasceram prematuros. Toda mulher que amamenta seu bebê pode ser doadora, pois quanto mais ela faz a doação, mas leite produz. O aleitamento materno aumenta a qualidade de vida para os recém-nascidos e o nosso trabalho é para que todos possam ser amamentados”, explica a coordenadora do Banco de Leite Zilda Arns, Daniele Maciel.

Para ser doadora basta que a mulher entre em contato com o Banco de Leite através do telefone 3015-1555 ou ir pessoalmente no Instituto Cândida Vargas, que fica na Avenida Coremas, no bairro de Jaguaribe. O Banco de Leite atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. A unidade dispõe de posto de coleta, atendimento de enfermagem para as mães que precisam de auxílio e orientações, além de um serviço de coleta externa.

“Nós vamos até a casa dessa mãe e orientamos como deve ser feito a retirada do leite, armazenamento, condições de higiene e todas as dúvidas que ela possa ter. Temos uma rota domiciliar, onde os profissionais de saúde vão até as residências das doadoras para buscar o leite e deixar mais kits para coleta”, complementa a coordenadora.

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

Frascos – Durante a semana também será incentivada a doação de frascos, que são utilizados para a montagem dos kits de coletas. O recipiente precisa ser de vidro e com tampa de plástico, como os utilizados em embalagens de café solúvel ou maionese, e podem ser doados na Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima da residência.

Coleta – O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias. Após realizar a higiene das mãos, antebraços e seios, faça uma massagem suave e circular nas mamas. Em seguida, coloque os dedos polegar e indicador no local onde começa a aréola (parte escura da mama), firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo, comprima suavemente um dedo contra o outro, repetindo esse movimento várias vezes até o leite começar a sair. Despreze os primeiros jatos ou gotas e inicie a coleta no frasco.

O frasco com o leite retirado deve ser armazenado no congelador ou freezer. Na próxima vez que for retirar o leite, utilize outro recipiente esterilizado. O leite pode ficar armazenado no congelador por até 15 dias ou por até 12 horas na geladeira.

ICV –  São realizados aproximadamente 700 partos ao mês no Instituto Cândida Vargas (ICV). Referência em maternidade na Paraíba e considerado como um dos melhores hospitais na área no Nordeste, o instituto oferece desde acompanhamento pré-natal até um Banco de Leite, para os casos da mãe que não conseguir amamentar.

Além de trabalhar na realização do parto, o ICV integra uma série de cuidados com a mãe e o recém-nascido. Para as mães que desejam ter seu filho de forma natural, há um programa de acompanhamento e preparação para o parto normal. Uma equipe com fisioterapeutas e psicólogos informa a mãe sobre pré e pós-parto e oferece um curso de primeiros cuidados com o bebê.

 

Confira a programação da Semana de Doação de Leite Materno:

 

Segunda-feira (18)

9h – Mobilização de abertura da Semana de Doação de Leite Materno, com entrega de panfletos e adesivos para conscientização da população.

Local: Cruzamento das avenidas Coremas e João Machado.

 

Terça-feira (19)

9h – Café da Manhã para gestantes e puérperas para incentivar a doação de leite materno.

Local: Instituto Cândida Vargas

 

15h – Entrega de certificados referente ao curso de controle de qualidade e fardamentos dos profissionais do banco de leite humano.

Local: Instituto Cândida Vargas

 

Quarta-feira (20)

9h – Atividade lúdica passando nas enfermarias e identificando possíveis doadoras internas.

Local: Instituto Cândida Vargas

 

Quinta-feira (21)

9h – Evento para firmar parceria com instituições de nível superior para doação de frascos.

Local: Instituto Cândida Vargas

 

15h – Instalação de postos de coleta de vidros nos Distritos Sanitários.

Local: Sede dos Distritos Sanitários.

Distrito Sanitário I – Av. Cruz das Armas, 423, Cruz das Armas

Distrito Sanitário II – Rua Eduardo Costa, s/n, Ernesto Geisel

Distrito Sanitário III – R. Tenente Euclides Bandeira, S/N, Mangabeira

Distrito Sanitário IV – Av. Minas Gerais, 409, Bairro dos Estados

Distrito Sanitário V – R. Ovídio Mendonça, 77, Miramar

 

Sexta-feira (22)

9h – Encerramento das atividades com distribuição de panfletos e kits para possíveis doadoras.

Local: Mercado Central