Defesa Civil orienta população para não jogar lixo nas galerias e evitar alagamentos

Por - em 1191

Luiz Carlos Lima

seinfra_obras-3 (1)As chuvas previstas para o fim de semana em João Pessoa podem expor um problema combatido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa: o lixo nos bueiros. Apontado como o principal responsável pelos pontos de alagamento registrados no período chuvoso, a Coordenadoria de Defesa Civil alerta para o descarte adequado de resíduos para não obstruir as galerias. Nos 102 pontos de alagamento da cidade são retiradas cerca de dez toneladas diárias de lixo, que comprometem o escoamento das águas da chuva.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur), garante, diariamente, a limpeza das galerias. No entanto, o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, disse que a PMJP realiza ações preventivas, mas apela que a população se informe sobre o descarte correto do lixo.

O coordenador ainda lembra que nestes dias chuvosos a atenção deve estar redobrada para evitar os alagamentos. “Já estamos de plantão e vamos continuar assim no fim de semana, mas precisamos do apoio da população. Temos uma programação diária de limpeza de rios e galerias, mas esse trabalho pode ser facilitado em parceria com a população” destacou.

Conscientização – Quem joga um papel no chão, plástico, garrafas pet ou se utiliza da janela do carro como lixeira está contribuindo para o problema. É que o lixo jogado nas ruas e calçadas, com as enxurradas, acaba sendo carregado para os bueiros, caindo nas galerias, causando o entupimento e evitando o escoamento das águas pluviais.seinfra-11

O resultado dessa ação é sempre o mesmo, o entupimento das galerias e o alagamento do local, causando transtorno para pedestres e motoristas. Entre o material retirado estão sacolas plásticas, descartáveis, latas, sandálias, terra, isopor e garrafas de vidro e de plástico, entre outros, responsáveis pela obstrução das galerias, dificultando o escoamento das águas pluviais, provocando alagamentos.

Serviço:
Serviço de limpeza de galerias – Seinfra – 0800.031.1530.
Defesa Civil – 0800 285 9020.