Semana de Doação de Leite Materno encerra, mas população pode continuar doando

Por Luiz Carlos Lima - em 276

Chegou ao fim, nesta sexta-feira (22) a Semana de Doação de Leite Materno, promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Foram cinco dias em que a intenção era turbinar o volume de doações de materno e promover uma série de atividades, cujo objetivo era estimular e tirar dúvidas sobre a doação. Embora o evento tenha movimentado o Banco de Leite Zilda Arns, que funciona no Instituto Cândida Vargas, no bairro de Jaguaribe, e aumentado o interesse das mulheres na doação, as mães interessadas podem doar em qualquer dia da semana durante todo o ano.

A semana fez parte de uma mobilização mundial. O volume de leite materno recolhido ainda não foi contabilizado pela SMS, mas a diretora do Banco de Leite Zilda Arns, Daniele Maciel, garante que a procura foi bastante satisfatória. “A doação não é ação que a mulher chega e faz. Precisa de exames. No entanto. A procura foi muito intensa nestes dias e acreditamos que vamos colher os frutos desse interesse na próxima semana”, esclareceu.

O leite materno que é recolhido através da doação é utilizado na alimentação de bebês que nascem de modo prematuro. “Esta ação é de uma importância muito grande porque salva vidas. Com esse leite os bebês podem se recuperar mais rápido e serem liberados da Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, disse Daniele Maciel.

A Ação – Durante cinco dias a ação movimentou diversos pontos da Capital e também o Banco de Leite Zilda Arns. Desde a segunda-feira (18) alguns pontos da cidade de João Pessoa receberam equipes da SMS, que orientavam gestantes e mães sobre os procedimentos da doação do leite materno.

As ações tiveram início na manhã da segunda-feira (18) com uma panfletagem no cruzamentos das Avenidas Coremas e João Machado. O encerramento aconteceu na manhã da sexta-feira (22), com entrega de kits para possíveis doadoras no Mercado Central.

Doação – Para ser doadora basta que a mulher entre em contato com o Banco de Leite através do telefone 3015-1555 ou ir pessoalmente no Instituto Cândida Vargas, que fica na Avenida Coremas, no bairro de Jaguaribe. O Banco de Leite atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. A unidade dispõe de posto de coleta, atendimento de enfermagem para as mães que precisam de auxílio e orientações, além de um serviço de coleta externa.