Conferência Municipal discute direitos e cidadania do idoso

Por - em 517

Luiz Carlos Lima

conferenciapessoaidosa_Foto_DayseEuzebio 141Promover os direitos, a cidadania e a inserção do idoso na sociedade. Com estes temas em evidência foi dado início, nesta segunda-feira (25), à terceira edição da Conferência Municipal do Idoso, no Hotel Ouro Branco, no bairro de Tambaú. O evento se estende até a terça-feira (26) e acontece nos períodos da manhã e da tarde. A Conferência é promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de João Pessoa, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da Capital.

O evento traz quatro eixos temáticos que nortearão as discussões sobre políticas públicas para o idoso. São eles: saúde e previdência; assistência social, assistência social, convivência familiar e comunitária; enfrentamento à violência e a mobilização; financiamento. O tema central da terceira edição do evento é “O Protagonismo e o Empoderamento: Por um País de Todas as Idades”.

Coube à secretária da Sedes, Marta Moura, a primeira palestra do dia no evento. Ela falou sobre os serviços de assistência social que a Prefeitura Municipal de João Pessoa. “Nós vamos mostrar o que é o envelhecer e falar do que podemos fazer na área de assistência social. O Brasil tem uma parcela significativa de idosos e precisamos mostrar como eles podem se inserir na sociedade”, revelou.

Para Irene Delgado, presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de João Pessoa, o objetivo da Conferência é sensibilizar a sociedade para as necessidades dos idosos. “Precisamos mostrar tanto para os idosos como para a sociedade em geral o que podemos fazer e também quais são os direitos que eles têm na sociedade. A partir deste conhecimento é que os idosos podem passar a ter protagonismo e se empoderar na sociedade, que é o tema que estamos propondo”, afirmou.

conferenciapessoaidosa_Foto_DayseEuzebio 027Serviços da PMJP – Todas as unidades da Prefeitura Municipal de João Pessoa atualmente, seja na área de assistência social ou saúde, oferecem serviços destinados a atender a pessoa idosa. Na Sedes, por exemplo, existem 13 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e quatro Centros Especializados da Assistência Social (Creas), todos preparados para atender pessoas da terceira idade, além dos 92 grupos de convivência.

O governo municipal ainda disponibiliza o Clube da Pessoa Idosa e dois Centros de Práticas Integrativas, localizados nos Bancários e no Valentina Figueiredo. A cidade de João Pessoa também tem a Delegacia e a Curadoria do idoso.

Confira a programação desta terça-feira:

Terça-feira (26)

8h – Finalização dos trabalhos em grupos por eixos temáticos;

10h – Apresentação e aprovação das propostas em plenária (auditório);

11h30 – Almoço

13h – Apresentação e aprovação das propostas em Plenária (auditório)

15h – Eleição dos Delegados para Conferência Estadual da Pessoa Idosa

16h – Apresentação dos candidatos escolhidos

17h – Encerramento.